UEIM inaugura nova sala para o seu acervo histórico

São Carlos
No dia 27 de junho, a Unidade Especial Informação e Memória (UEIM) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar inaugurou uma nova sala que abriga mais de três mil livros pertencentes às coleções "Maria Moares", "Carlos Eduardo", "João Neves Carneiro" e "Emília Viotti da Costa". A unidade abriga importante coleção de documentos privados e públicos, mapas e plantas históricas, cartazes e folhetos, fotografias, obras de arte e de artesanato, filmes, coleções de periódicos, além de cerca de 12 mil livros.

O atual coordenador da UEIM, professor João Roberto Martins Filho, docente do Departamento de Ciências Sociais, explica que todas as coleções foram doadas e a Unidade desenvolve atividades de catalogação, preservação e divulgação do seu acervo. Suas principais coleções são o Fundo Carlos Leôncio "Nhonhô" Magalhães, a Coleção Thereza Santos, o Arquivo Ana Lagôa e o acervo do Núcleo Interdisciplinar Literatura e Sociedade (NILS) da UFSCar. A documentação e o acervo bibliográfico da UEIM abordam diversos assuntos, como economia cafeeira paulista, urbanização da cidade de São Paulo, ferrovias paulistas, eletrificação do Estado de São Paulo, história afro-brasileira, período militar brasileiro e literatura brasileira contemporânea. Com a ajuda do Programa de Apoio a Arquivos e Bibliotecas da América Latina da Universidade de Harvard, patrocinado pela Andrew W. Mellow Foundation, a UEIM abrigou em condições técnicas adequadas o Fundo "Nhonhô". Além disso, restaurou e disponibilizou na internet parte de sua coleção de mapas e plantas históricas. "A UEIM frequentemente recebe pesquisadores da UFSCar e de outras universidades, que vêm estudar os mapas antigos da região de São Carlos, a história do movimento negro no Brasil, documentos do período da Ditadura Militar no País e as cartas do Monteiro Lobato", cita Martins Filho.

Na opinião do professor, a UEIM atua num processo de preservação de documentos e informação. Além de guardar e conservar publicações com grande relevância histórica, a Unidade também mantém vivo o hábito da leitura em papel, costume que perdeu a intensidade com a ampliação do suporte eletrônico. "Hoje os livros estão em uma fase de transição. Já não são a única forma de leitura, pois existem os formatos digitais. Esse processo transforma os livros em objetos que devem ser guardados. Aqui estão os livros, jornais e publicações para que as pessoas possam conhecer e consultar. Os livros vão continuar aqui preservando a memória", analisa o docente.

A UEIM está instalada no edifício do CECH, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Interessados em consultar o acervo podem entrar em contato pelo telefone (16) 3351-8355 ou pelo email ueim@ufscar.br.
27/06/2013
13:00:00
03/07/2013
10:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
5695