Atividades educacionais propostas por grupo de pesquisa da UFSCar são selecionadas pelo MEC
São Carlos
Iniciativas utilizam obras da literatura clássica, música clássica e de obras artísticas universais com o objetivo de promover a aprendizagem
Três atividades educacionais propostas pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, foram aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC), no final de maio, como tecnologias educacionais que poderão ser utilizadas nas escolas públicas de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A finalidade é disseminar técnicas, ferramentas e aparatos de natureza pedagógica que possam auxiliar gestores e professores na decisão sobre os recursos a serem utilizados para melhorar a educação básica pública.
Foram selecionadas as Tertúlias Literárias Dialógicas, as Tertúlias Literárias Musicais e as Tertúlias Dialógicas de Artes, que utilizam obras da literatura clássica, música clássica e de obras artísticas universais, respectivamente, com o objetivo de promover a aprendizagem. As Tertúlias são atividades gratuitas em que se promovem a compreensão e interpretação coletiva de textos, músicas ou obras artísticas no período inverso ao da escola e acontecem em salas de aulas, bibliotecas ou espaços extracurriculares. O grupo é acompanhado por um moderador que oferece o apoio pedagógico. As Tertúlias Literárias Dialógicas e as Musicais foram registradas pela professora Roseli Rodrigues de Mello, docente do DTTP e coordenadora do NIASE, e as Tertúlias Dialógicas de Artes, pela professora da Educação a Distância (EaD) e doutoranda em Educação pela UFSCar, Adriana Coimbra Marigo. "O MEC lança anualmente este edital no qual as atividades foram aprovadas. Foi a primeira vez que participamos", comenta Roseli.
As atividades selecionadas existem desde 2003 e foram trazidas da Espanha por Roseli quando integrou o grupo de pesquisa no Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdade.
A professora Roseli explica que essas atividades e outras aprovadas pelo MEC estão indicadas no site do Ministério e farão parte do Guia de Tecnologias Educacionais que será distribuído no segundo semestre deste ano e reunirá 200 tecnologias, entre as pré-qualificadas em chamadas públicas e aquelas criadas pelo MEC. "Todas as escolas públicas brasileiras vão receber o guia que contém projetos-referência que podem ser desenvolvidos por educadores para auxiliar no processo de aprendizagem", finaliza Roseli.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo email niase@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8277.
Foto (Cedida): Tertúlias Literárias Dialógicas sendo desenvolvidas em escola pública de São Carlos
Foram selecionadas as Tertúlias Literárias Dialógicas, as Tertúlias Literárias Musicais e as Tertúlias Dialógicas de Artes, que utilizam obras da literatura clássica, música clássica e de obras artísticas universais, respectivamente, com o objetivo de promover a aprendizagem. As Tertúlias são atividades gratuitas em que se promovem a compreensão e interpretação coletiva de textos, músicas ou obras artísticas no período inverso ao da escola e acontecem em salas de aulas, bibliotecas ou espaços extracurriculares. O grupo é acompanhado por um moderador que oferece o apoio pedagógico. As Tertúlias Literárias Dialógicas e as Musicais foram registradas pela professora Roseli Rodrigues de Mello, docente do DTTP e coordenadora do NIASE, e as Tertúlias Dialógicas de Artes, pela professora da Educação a Distância (EaD) e doutoranda em Educação pela UFSCar, Adriana Coimbra Marigo. "O MEC lança anualmente este edital no qual as atividades foram aprovadas. Foi a primeira vez que participamos", comenta Roseli.
As atividades selecionadas existem desde 2003 e foram trazidas da Espanha por Roseli quando integrou o grupo de pesquisa no Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdade.
A professora Roseli explica que essas atividades e outras aprovadas pelo MEC estão indicadas no site do Ministério e farão parte do Guia de Tecnologias Educacionais que será distribuído no segundo semestre deste ano e reunirá 200 tecnologias, entre as pré-qualificadas em chamadas públicas e aquelas criadas pelo MEC. "Todas as escolas públicas brasileiras vão receber o guia que contém projetos-referência que podem ser desenvolvidos por educadores para auxiliar no processo de aprendizagem", finaliza Roseli.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo email niase@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8277.
Foto (Cedida): Tertúlias Literárias Dialógicas sendo desenvolvidas em escola pública de São Carlos
04/07/2013
13:00:00
22/07/2013
20:00:00
Mariana Ignatios
Sim
Não
5711