Atividades desenvolvidas na UFSCar aliam os conhecimentos populares e a formação de gerontólogos
São Carlos
No mês de junho, estudantes do curso de Gerontologia da UFSCar realizaram ações educativas junto aos alunos da Fundação Educacional São Carlos (FESC), campus II. As atividades fazem parte da disciplina "Educação e Saúde em Gerontologia", ministrada pela professora Maria Waldenez de Oliveira, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), ligado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade.
A professora Oliveira salienta a importância de integrar à formação dos graduandos os conteúdos na área da saúde e as teorias e práticas relacionadas às ciências humanas. "A ação educativa parte dos problemas de saúde analisando a situação além da dimensão biológica, observando os aspectos sociais, políticos, econômicos e psicológicos. As estratégias de ensino da disciplina são inspiradas na cultura popular, como música, teatro, rodas de conversa e jogos, que estão próximos do cotidiano das pessoas", explica.
A proximidade entre os estudantes e a população também amplia a formação profissional, pois possibilita um contato mais intenso com as particularidades de cada pessoa e, dessa forma, amplia as possbilidades de atuação do gerontólogo. Durante as ações promovidas na FESC, foram abordadas questões como a ansiedade, memória e osteoartrite. Segundo a docente, o planejamento de atividades pautado na educação popular e saúde possibilita a geração de um conteúdo de ensino voltado ao enfrentamento de questões cotidianas das pessoas atendidas. Além disso, a participação conjunta possibilita a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a reflexão da prática profissional e construção do conhecimento conforme as necessidades de cada pessoa.
A professora Oliveira salienta a importância de integrar à formação dos graduandos os conteúdos na área da saúde e as teorias e práticas relacionadas às ciências humanas. "A ação educativa parte dos problemas de saúde analisando a situação além da dimensão biológica, observando os aspectos sociais, políticos, econômicos e psicológicos. As estratégias de ensino da disciplina são inspiradas na cultura popular, como música, teatro, rodas de conversa e jogos, que estão próximos do cotidiano das pessoas", explica.
A proximidade entre os estudantes e a população também amplia a formação profissional, pois possibilita um contato mais intenso com as particularidades de cada pessoa e, dessa forma, amplia as possbilidades de atuação do gerontólogo. Durante as ações promovidas na FESC, foram abordadas questões como a ansiedade, memória e osteoartrite. Segundo a docente, o planejamento de atividades pautado na educação popular e saúde possibilita a geração de um conteúdo de ensino voltado ao enfrentamento de questões cotidianas das pessoas atendidas. Além disso, a participação conjunta possibilita a troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a reflexão da prática profissional e construção do conhecimento conforme as necessidades de cada pessoa.
12/07/2013
13:00:00
20/07/2013
22:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
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