Alunos de graduação da UFSCar desenvolvem jogos eletrônicos

São Carlos
Alunos dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Engenharia de Computação da UFSCar, desenvolveram jogos eletrônicos como parte das atividades da disciplina "Estruturas de Dados", ministrada pelo professor Roberto Ferrari Júnior, do Departamento de Computação (DC) da Universidade. 

O professor Roberto explica que o desenvolvimento de jogos é uma forma de colocar em prática os conhecimentos apresentados na disciplina, que conta com conceitos e práticas em programação básica. "Para motivar os alunos, propusemos que os trabalhos práticos da disciplina fossem aplicados no desenvolvimento de games. E isso surtiu um efeito muito bom em termos de motivação. Os alunos se esforçaram muito além do que faziam anteriormente e elaboraram trabalhos muito bons. São alunos que realizam atividades do terceiro semestre do curso, mas já produzem alguns trabalhos muito bons", avalia o docente. 

Para o professor Roberto, aliar atividades que exercitem a formação técnica, incentivem a criatividade e possibilitem a busca por inovação é importante para a formação dos futuros profissionais e no desenvolvimento de aplicativos e aparelhos que podem facilitar a vida dos usuários, como atualmente ocorre com os telefones celulares e outros dispositivos móveis. "Nossos alunos precisam ter criatividade e capacidade de inovar para desenvolverem novas tecnologias, novos produtos e conceitos que tragam benefícios a toda a humanidade", analisa.

Na opinião do professor Roberto, a área de desenvolvimento de jogos é um setor promissor para os profissionais das áreas de Ciência da Computação e Engenharia de Computação. "É um mercado em crescimento e a tendência é que gere oportunidades para um número cada vez maior de profissionais", prevê.

Os alunos desenvolveram cerca de 60 jogos, sendo que 18 aplicativos foram escolhidos para a competição no EDGames 2013, que selecionará por voto popular os melhores jogos. Os trabalhos foram selecionados de acordo com os conteúdos apresentados na disciplina de graduação e que demonstrassem boas práticas de desenvolvimento, que funcionassem bem em qualquer computador, que usassem interface gráfica e que fossem jogos interessantes. Essa é a primeira edição da EDGames, mas o professor Ferrari Júnior já planeja ampliar a participação para estudantes de outras instituições em 2014. Os aplicativos podem ser acessados neste endereço eletrônico.
12/07/2013
13:00:00
22/07/2013
22:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
5724