Encontro Nacional de Estudantes Indígenas acontece na UFSCar de 2 a 6 de setembro

Araras, Sorocaba, São Carlos
Evento foi concebido e organizado pelos estudantes indígenas da UFSCar
Entre os dias 2 e 6 de setembro, a UFSCar será sede do I Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI). O evento reunirá mais de 300 estudantes de graduação e pós-graduação de 45 etnias brasileiras, bem como estudantes não indígenas. O ENEI foi concebido e organizado pelos estudantes indígenas da UFSCar, que participarão também das mesas de discussão do Encontro, ao lado de outras lideranças indígenas do País.

A abertura do ENEI acontecerá às 19 horas do dia 2, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos. Participarão da mesa de abertura o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho; a professora Petronilha B. Gonçalves e Silva, uma das principais idealizadoras do Programa de Ações Afirmativas da Universidade; Edinaldo dos Santos Rodrigues, primeiro psicólogo indígena formado na UFSCar; e Rita Gomes do Nascimento, Coordenadora de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC). Ainda na abertura, o estudante Erenilso Severino de Souza, da etnia Manchinery, realizará um ritual para celebrar o início do Encontro. Nos demais dias, serão realizadas mesas compostas integralmente por lideranças indígenas para discutir temáticas relacionadas ao Ensino Superior. Serão apresentados também trabalhos realizados por estudantes de diversas instituições de Ensino Superior, sobre Educação, Saúde, políticas públicas e tecnologias, voltados para as questões atuais dos povos indígenas brasileiros. Todas as mesas poderão ser acompanhadas online, através do link http://webconf2.rnp.br/UAB_UFSCAR. Para acessar, basta preencher o campo "convidado" no horário marcado.

"Se considerarmos a diversidade de etnias presentes na UFSCar, podemos dizer que fazemos um encontro nacional de estudantes indígenas diariamente. Para esse grande encontro que será o ENEI, foram convidadas exclusivamente lideranças indígenas para compor as mesas de discussão, e é essa a grande qualidade do ENEI. Teremos os próprios indígenas protagonizando a discussão de suas temáticas voltadas ao Ensino Superior", avalia Clarice Cohn, docente do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar e coordenadora do Observatório da Educação Indígena da Universidade. No encerramento do Encontro, na sexta-feira, será realizado um fórum para a elaboração do documento final do I ENEI e o planejamento dos próximos passos a serem dados.

Durante os dias do evento, serão realizadas diversas atividades culturais. Apresentações de música, dança e teatro estão previstas para os dias 3 e 4, durante a Tenda Cultural, na própria UFSCar. Acontecerá também a exposição e venda de artesanatos trazidos pelos participantes do ENEI e duas exposições fotográficas que retratam povos indígenas do Brasil, no saguão da Reitoria e no Teatro Universitário Florestan Fernandes.

A programação completa do ENEI está disponível na página do evento, produzida pelos estudantes indígenas da UFSCar, em http://eneiufscar.com/enc. No site já está disponível a lista de participantes de fora da região de São Carlos que terão direito a alimentação e alojamento. O evento é aberto a todos os interessados.
30/08/2013
13:01:00
07/09/2013
8:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
5818