UFSCar tem seis cursos entre os melhores de cada área em Ranking Universitário brasileiro

São Carlos
Instituição é a 12ª melhor no ensino, 9ª em pesquisa, 57ª na avaliação do mercado, 13ª em termos de inovação e 22ª em internacionalização
A UFSCar é a 12ª instituição no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF). Divulgada no último dia 9 de setembro, a relação apresenta a Universidade entre as melhores instituições de ensino do País, ocupando a 12ª posição em relação ao ensino, 9ª em pesquisa, 57ª na avaliação do mercado, 13ª em termos de inovação e 22ª quando se trata de internacionalização. Em 2012 a UFSCar foi considerada 17ª melhor instituição no mesmo ranking.

Foram analisados 19 cursos da UFSCar. Na avaliação do mercado, os cursos de Agronomia e Matemática estão entre os dez melhores do País. Na avaliação do ensino, estão indicados entre os dez melhores os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Matemática e Química.

O RUF busca medir a qualidade das instituições de Ensino Superior brasileiras a partir de metodologias utilizadas em rankings internacionais, mas com adaptações para o cenário nacional. Em 2013 foram avaliadas 192 universidades de todo o País e 30 cursos de graduação. As instituições foram avaliadas em cinco grandes áreas: ensino, inserção no mercado de trabalho, pesquisa, internacionalização e inovação. Em cada uma dessas áreas são atribuídas pontuações que consideram diferentes fontes de informação. Os rankings completos e outras informações sobre como é feita a avaliação podem ser obtidos no site da Folha de SP.

A Pró-Reitora de Graduação Adjunta da UFSCar, Maria Silvia de Assis Moura, ressalta que o ranking apresenta interessantes indicadores de um trabalho nacional, com avaliações por cursos e também por áreas de atuação, como na pesquisa, na qual a UFSCar aparece bem colada, entre as dez melhores instituições do País. "Termos seis entre os dez melhores cursos em suas áreas indica a qualidade do ensino e da pesquisa na UFSCar, assim como a visibilidade da nossa instituição. Dentre outras coisas, isso é reflexo do quadro docente da UFSCar. Em alguns cursos temos 100% de doutores, o que qualifica muito o trabalho que é desenvolvido com os alunos".

Um dos cursos bem avaliados, o de Engenharia Elétrica, recebeu sua primeira turma em 2009. Dentre os dez melhores cursos da área, o curso da UFSCar teve destaque, segundo sua coordenação, pelo número de doutores no quadro docente. Todos têm titulação de doutorado. Outro ponto favorável foi o bom resultado da avaliação realizada pelo MEC, na qual o curso recebeu nota quatro de uma escala que vai até cinco. "O curso de Engenharia Elétrica da UFSCar ficou em décimo lugar no ranking das universidades elaborado pela Folha de São Paulo e esta colocação é muito positiva considerando o fato de que o curso está no seu quinto ano de existência", ressalta Osmar Ogashawara, coordenador do curso.

Também dentre os indicados no ranking, o curso de Fisioterapia se destaca, segundo a coordenação, pelo seu corpo docente. "O curso de Fisioterapia se destaca pelo bom desempenho do último ENADE, por quase todos os docentes possuir doutorado, e pelo fato de que todos (100%) os docentes são em regime de dedicação integral, o que pode contribuir para que esses professores tenham uma dedicação grande ao ensino de graduação", enfatiza Patrícia Driusso, coordenadora do curso.

O resultado positivo do ranking da Folha soma-se a outra avaliação da UFSCar em 2013. Em setembro a UFSCar teve 30 de seus 57 cursos de graduação indicados no Guia do Estudante: Melhores Universidades 2013 da Editora Abril.
17/09/2013
13:00:00
27/09/2013
22:00:00
Rodrigo Botelho
Não
Não
5889