Pesquisa do curso de Ciências Econômicas da UFSCar recebe prêmio do Conselho Regional de Economia
Sorocaba
Evento que seleciona as melhores monografias dos cursos de Ciências Econômicas do Estado de São Paulo premia trabalho sobre distribuição de renda
A pesquisa "O Impacto da Transferência Condicionada de Renda na Educação: uma comparação entre as regiões Nordeste e Sudeste", monografia apresentada no curso de Ciências Econômicas do Campus Sorocaba, foi premiada na 18ª edição do "Prêmio CORECON-SP de Excelência em Economia". O evento, que aconteceu em agosto de 2013, seleciona anualmente as melhores monografias dos cursos de Ciências Econômicas do Estado de São Paulo.
Sob orientação da docente do Departamento de Economia (DEco), Andrea Rodrigues Ferro, o trabalho foi realizado por Eloá Sales Davanzo. A pesquisa foi indicada ao CORECON pela UFSCar. Depois, o trabalho passou por duas seleções: primeiro a seleção entre as monografias do Departamento e, em seguida, foi escolhido entre as monografias de instituições de ensino de todo o Estado de São Paulo. A orientadora conta os motivos pelos quais acredita que a monografia foi premiada e também fala um pouco sobre a escolha do tema: "acredito que o tema é bastante atual. Cada vez mais os cidadãos desejam saber se os recursos públicos são bem empregados. Os programas de transferência de renda são alvo fácil de especulação. 'Será que funcionam como deveriam ou, ainda, será que não é apenas uma medida populista?' Atualmente, estudos que tentam responder esse tipo de pergunta têm certa visibilidade, pois as respostas obtidas têm relação com todos os participantes do processo: contribuintes, beneficiários e gestores de políticas", relata Ferro.
A autora do estudo, Eloá Sales Davanzo, explica que "a monografia avaliou o impacto do Programa Bolsa-Família na Educação, comparando as regiões Nordeste e Sudeste, ou seja, tratou de dois temas relevantes para o desenvolvimento brasileiro: a educação e a desigualdade de renda. Então, quando fui indicada pela faculdade já fiquei muito feliz, ali todo o esforço já tinha valido a pena". Os dados da pesquisa não são muito recentes. Essa foi uma das principais dificuldades durante a elaboração da monografia como relata Eloá. "Precisávamos de dados do Censo Escolar e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o mesmo ano (2012) e que apresentasse a informação sobre a existência de alunos beneficiários do Bolsa Família na escola analisada. O ano mais próximo que conseguimos foi 2005", concluiu.
Esta foi a primeira participação da UFSCar na premiação. Atualmente, a estudante é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEc) do Campus Sorocaba.
Sob orientação da docente do Departamento de Economia (DEco), Andrea Rodrigues Ferro, o trabalho foi realizado por Eloá Sales Davanzo. A pesquisa foi indicada ao CORECON pela UFSCar. Depois, o trabalho passou por duas seleções: primeiro a seleção entre as monografias do Departamento e, em seguida, foi escolhido entre as monografias de instituições de ensino de todo o Estado de São Paulo. A orientadora conta os motivos pelos quais acredita que a monografia foi premiada e também fala um pouco sobre a escolha do tema: "acredito que o tema é bastante atual. Cada vez mais os cidadãos desejam saber se os recursos públicos são bem empregados. Os programas de transferência de renda são alvo fácil de especulação. 'Será que funcionam como deveriam ou, ainda, será que não é apenas uma medida populista?' Atualmente, estudos que tentam responder esse tipo de pergunta têm certa visibilidade, pois as respostas obtidas têm relação com todos os participantes do processo: contribuintes, beneficiários e gestores de políticas", relata Ferro.
A autora do estudo, Eloá Sales Davanzo, explica que "a monografia avaliou o impacto do Programa Bolsa-Família na Educação, comparando as regiões Nordeste e Sudeste, ou seja, tratou de dois temas relevantes para o desenvolvimento brasileiro: a educação e a desigualdade de renda. Então, quando fui indicada pela faculdade já fiquei muito feliz, ali todo o esforço já tinha valido a pena". Os dados da pesquisa não são muito recentes. Essa foi uma das principais dificuldades durante a elaboração da monografia como relata Eloá. "Precisávamos de dados do Censo Escolar e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o mesmo ano (2012) e que apresentasse a informação sobre a existência de alunos beneficiários do Bolsa Família na escola analisada. O ano mais próximo que conseguimos foi 2005", concluiu.
Esta foi a primeira participação da UFSCar na premiação. Atualmente, a estudante é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEc) do Campus Sorocaba.
19/09/2013
13:00:00
29/09/2013
20:00:00
Wemerson Araujo
Não
Não
5900