Livro organizado por professora do Departamento de Educação aborda interações e brincadeiras na Educação Infantil

São Carlos
Obra convida leitores a se indagar, redescobrir e compreender o importante papel que o adulto possui no desenvolvimento das crianças pequenas
Foi lançado recentemente o livro "Interações e Brincadeiras na Educação Infantil", organizado por Alessandra Arce, professora do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, e publicado pela Editora Atomo e Alinea. A obra é fruto dos trabalhos do grupo de pesquisa em História da Educação e Educação Infantil e trabalha um conjunto de questões sobre o trabalho do docente na Educação Infantil apoiadas na Teoria Histórico-cultural e na Pedagogia Histórico-crítica.

Segundo os autores, a obra é um convite para que os leitores se indaguem a redescobrir e a compreender o importante papel que o adulto possui no desenvolvimento infantil. No livro, que é destinado a estudantes de Pedagogia, professores, pesquisadores da área de Educação e também a pais e mães de crianças pequenas, são apresentadas chaves para abrir portas de possibilidades do trabalho pedagógico nas salas de aula.

Segundo a professora Arce, que coordena o grupo, o objetivo dos pesquisadores tem sido o de promover pesquisas na área de Educação Infantil voltadas tanto para a (re) construção da história deste atendimento no Brasil como para propor e pensar a prática pedagógica do professor atualmente. "Ao pensarmos a prática pedagógica do professor temos investido no trabalho a partir da teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Critica procurando destacar o papel imprescindível que o professor tem no processo de ensino e aprendizagem na Educação de crianças pequenas".

Esta é a quinta publicação do grupo, que sempre tem procurado, segundo Arce, trabalhar questões teórico-metodológicas para auxiliar o professor em seu trabalho cotidiano. Com isso, os autores esperam oferecer, para os professores e futuros professores, sugestões de materiais que podem ser trabalhados com as crianças e sugestões de como organizar as atividades e a rotina na sala de aula.

A temática do livro, a Educação Infantil, segundo Arce, possui muitos desafios no Brasil. "Sem dúvida um dos desafios é tomar a Educação Infantil como uma etapa do processo de formação escolar da criança, guardando ao mesmo tempo as especificidades que este tipo de educação demanda", afirma a pesquisadora, que ressalta que a obra procura apresentar como as teorias apresentadas no livro podem contribuir para pensar uma escola que busque o desenvolvimento integral de crianças pequenas. Isso é feito, segundo ela, por meio da discussão dos dois eixos presentes nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil: o brincar e as interações.

Os capítulos do livro foram escritos por membros do grupo de pesquisa, doutorandos do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFScar, professoras do campus Araraquara da Unesp e do Departamento de Psicologia do campus de Catalão da Universidade de Goiás (UFG). A obra já está disponível para venda no site da Editora.
10/10/2013
13:00:00
20/10/2013
22:00:00
Rodrigo Botelho
Não
Não
5976