Pesquisa propõe modelo de iniciação esportiva para crianças com deficiência física
São Carlos
A carência de oferta de atividades físicas específicas para crianças com deficiência é o motivo pelo qual muitas delas só podem iniciar a prática esportiva na idade adulta. Com o objetivo de democratizar essas práticas e estabelecer parâmetros para avaliação do desenvolvimento físico, Flávio Anderson Pedrosa de Melo, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, desenvolve estudo com crianças que usam cadeira de rodas.
O estudo foi conduzido com quatro crianças, que foram avaliadas fisicamente e passaram por 24 aulas com atividade lúdicas combinadas com fundamentos de modalidades esportivas. As crianças, com idade entre 6 e 10 anos, têm diferentes tipos de deficiência, e todas usam cadeira de rodas. Ao final das atividades, a avaliação foi repetida para mensurar a evolução. O protocolo de avaliação, também desenvolvido por Melo, considera as três habilidades motoras fundamentais: locomoção, estabilização e manipulação. "As crianças com deficiência acabam não frequentando as aulas de Educação Física na escola, por não terem condições de participar das aulas tradicionais e porque não são ofertados exercícios adaptados às suas condições. Foi muito gratificante ver que elas apresentaram desenvolvimento em todos os aspectos. O protocolo aplicado foi sensível à população, o que é importante pois existem poucos estudos sobre Educação Física adaptada feitos com o público infantil", ressalta o estudante, que também atua como técnico da equipe de Handebol em Cadeira de Rodas da UFSCar e recentemente assumiu o posto de auxiliar técnico da equipe brasileira, que venceu o último campeonato mundial da modalidade, realizado em setembro.
Foi também em decorrência da carência de atividades físicas adaptadas que, com o fim dos testes realizados para a pesquisa, as aulas foram incorporadas pelo Projeto de Atividades Físicas e de Lazer Adaptadas às Pessoas com Deficiência (Proafa), atividade de extensão coordenado pela professora Mey de Abreu van Munster, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar. No momento, cerca de oito crianças participam das aulas, realizadas no Campus São Carlos da UFSCar. O Proafa foi criado em 2006, a partir da percepção da ausência de participação das pessoas com deficiência em programas de atividades esportivas e da demanda da população da região de São Carlos por essas atividades. Entre outros objetivos, o projeto visa promover oportunidades de participação de pessoas com deficiências em um conjunto diversificado de atividades físicas, esportivas e de lazer, visando despertar o prazer pela descoberta do corpo e de suas possibilidades dentro do universo da cultura corporal do movimento. Atualmente, são promovidas atividades de natação adaptada, handebol em cadeira de rodas, dentre outras atividades físicas e esportivas adaptadas.
Divulgação científica
A divulgação dessas atividades de pesquisa e extensão integra as ações da Universidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o Brasil de 21 a 27 de outubro. Em 2013, a Semana tem o tema "Ciência, Saúde e Esporte". Em São Carlos, as atividades foram estruturadas em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus São Carlos (IFSP) e com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP. A programação completa, que também tem atividades previstas para os campi Araras e Sorocaba da UFSCar, pode ser conferida em www.snct2013.ufscar.br.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma promoção da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é a divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos. O tema "Ciência, Saúde e Esporte" foi escolhido para a edição deste ano visando aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil nos próximos anos para motivar a população e, em especial, crianças e jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de Saúde envolvidos nas atividades esportivas.
O estudo foi conduzido com quatro crianças, que foram avaliadas fisicamente e passaram por 24 aulas com atividade lúdicas combinadas com fundamentos de modalidades esportivas. As crianças, com idade entre 6 e 10 anos, têm diferentes tipos de deficiência, e todas usam cadeira de rodas. Ao final das atividades, a avaliação foi repetida para mensurar a evolução. O protocolo de avaliação, também desenvolvido por Melo, considera as três habilidades motoras fundamentais: locomoção, estabilização e manipulação. "As crianças com deficiência acabam não frequentando as aulas de Educação Física na escola, por não terem condições de participar das aulas tradicionais e porque não são ofertados exercícios adaptados às suas condições. Foi muito gratificante ver que elas apresentaram desenvolvimento em todos os aspectos. O protocolo aplicado foi sensível à população, o que é importante pois existem poucos estudos sobre Educação Física adaptada feitos com o público infantil", ressalta o estudante, que também atua como técnico da equipe de Handebol em Cadeira de Rodas da UFSCar e recentemente assumiu o posto de auxiliar técnico da equipe brasileira, que venceu o último campeonato mundial da modalidade, realizado em setembro.
Foi também em decorrência da carência de atividades físicas adaptadas que, com o fim dos testes realizados para a pesquisa, as aulas foram incorporadas pelo Projeto de Atividades Físicas e de Lazer Adaptadas às Pessoas com Deficiência (Proafa), atividade de extensão coordenado pela professora Mey de Abreu van Munster, do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar. No momento, cerca de oito crianças participam das aulas, realizadas no Campus São Carlos da UFSCar. O Proafa foi criado em 2006, a partir da percepção da ausência de participação das pessoas com deficiência em programas de atividades esportivas e da demanda da população da região de São Carlos por essas atividades. Entre outros objetivos, o projeto visa promover oportunidades de participação de pessoas com deficiências em um conjunto diversificado de atividades físicas, esportivas e de lazer, visando despertar o prazer pela descoberta do corpo e de suas possibilidades dentro do universo da cultura corporal do movimento. Atualmente, são promovidas atividades de natação adaptada, handebol em cadeira de rodas, dentre outras atividades físicas e esportivas adaptadas.
Divulgação científica
A divulgação dessas atividades de pesquisa e extensão integra as ações da Universidade durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o Brasil de 21 a 27 de outubro. Em 2013, a Semana tem o tema "Ciência, Saúde e Esporte". Em São Carlos, as atividades foram estruturadas em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus São Carlos (IFSP) e com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP. A programação completa, que também tem atividades previstas para os campi Araras e Sorocaba da UFSCar, pode ser conferida em www.snct2013.ufscar.br.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma promoção da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é a divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos. O tema "Ciência, Saúde e Esporte" foi escolhido para a edição deste ano visando aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil nos próximos anos para motivar a população e, em especial, crianças e jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de Saúde envolvidos nas atividades esportivas.
24/10/2013
13:00:00
28/10/2013
10:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
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