Livro de docentes da UFSCar é um dos vencedores do prêmio Jabuti
São Carlos
Obra é uma publicação da EdUFSCar
O livro "Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível", publicado pela EdUFSCar, é um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013, mais tradicional premiação literária do País, organizada pela Câmara Brasileira do Livro. A obra é de autoria de Roseli Rodrigues de Mello e Fabiana Marini Braga, ambas docentes do Departamento de Tecnologias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, e de Vanessa Gabassa, docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
Os resultados da 55ª edição do Prêmio Jabuti em 27 categorias foram divulgados no último dia 17 de outubro. O livro da EdUFSCar figura entre os três premiados na categoria Educação, na segunda colocação. No próximo dia 13 de novembro, serão divulgados os grandes vencedores do Jabuti como Livros do Ano, nas categorias Ficção e Não Ficção.
O livro "Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível" analisa experiências de comunidades de aprendizagem no Brasil e na Espanha. As comunidades de aprendizagem são um modelo educativo comunitário, a partir do qual se compreende a escola como instituição central da sociedade, com base na noção de que a escola tem de se articular com a comunidade, bem como utilizar novas redes de conhecimento e de comunicação para construir uma educação de máxima qualidade para todos, em que a diversidade seja fonte de aprendizagem e inspire respeito. A proposta foi elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (Crea), da Universidade de Barcelona, Espanha, e desde 2003 vem sendo difundida no Brasil e em outros países da América Latina pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase) da UFSCar, coordenado por Roseli Mello e do qual também fazem parte as demais autoras da obra premiada.
O livro aborda a formação das comunidades de aprendizagem, as práticas que possibilitam o estabelecimento de relações sociais no entorno escolar e as ações que contribuem para a melhoria no desempenho escolar dos alunos. "Precisamos formar redes de solidariedade e conhecimento para que as individualidades não sejam constrangidas. É possível a constituição de uma nova escola que responda a essa complexidade, garanta a participação da comunidade e amplie a satisfação do convívio", defende Mello. "Estudos em Sociologia, Pedagogia e Educação apontam que a interlocução entre as famílias e a escola é fundamental. Para a garantia da qualidade de ensino, é necessária a participação da família e da comunidade, inclusive nos processos decisórios", complementa.
As comunidades de aprendizagem também contam com a participação de estudantes universitários, ex-alunos das escolas e moradores de bairros próximos. Regularmente, são realizadas reuniões para estabelecimento das atividades a serem executadas, considerando as demandas da comunidade. Dessa forma, já foram organizados cursos de idiomas, pré-vestibulares, de informática e artesanato, além da implantação de "Bibliotecas Tutoradas" abertas a toda a comunidade e com a presença de voluntários que auxiliam os estudos dos alunos e "Tertúlias Literárias" atividades que estimulam a leitura e debate de textos. Fabiana Braga destaca que a diversidade de pessoas presentes nas comunidades de aprendizagem possibilita encontros enriquecedores, pois cada pessoa compartilha suas experiências e habilidades para o desenvolvimento coletivo. "Nas atividades, os familiares ensinam o que sabem e também garantem um vínculo com a escola. As crianças e jovens que participam querem depois atuar como voluntários, para manter o vínculo com a escola", relata a docente.
Ao comentar a inclusão do livro entre os vencedores do Jabuti, a professora Roseli Mello avalia que a premiação reforça que o projeto é bem avaliado e tem qualidade reconhecida pelo meio acadêmico, tanto na área de Educação quanto em outras, como Sociologia, Ciência Política e Psicologia. A obra pode ser adquirida no site da EdUFSCar, em www.editora.ufscar.br.
Os resultados da 55ª edição do Prêmio Jabuti em 27 categorias foram divulgados no último dia 17 de outubro. O livro da EdUFSCar figura entre os três premiados na categoria Educação, na segunda colocação. No próximo dia 13 de novembro, serão divulgados os grandes vencedores do Jabuti como Livros do Ano, nas categorias Ficção e Não Ficção.
O livro "Comunidades de Aprendizagem: outra escola é possível" analisa experiências de comunidades de aprendizagem no Brasil e na Espanha. As comunidades de aprendizagem são um modelo educativo comunitário, a partir do qual se compreende a escola como instituição central da sociedade, com base na noção de que a escola tem de se articular com a comunidade, bem como utilizar novas redes de conhecimento e de comunicação para construir uma educação de máxima qualidade para todos, em que a diversidade seja fonte de aprendizagem e inspire respeito. A proposta foi elaborada pelo Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (Crea), da Universidade de Barcelona, Espanha, e desde 2003 vem sendo difundida no Brasil e em outros países da América Latina pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase) da UFSCar, coordenado por Roseli Mello e do qual também fazem parte as demais autoras da obra premiada.
O livro aborda a formação das comunidades de aprendizagem, as práticas que possibilitam o estabelecimento de relações sociais no entorno escolar e as ações que contribuem para a melhoria no desempenho escolar dos alunos. "Precisamos formar redes de solidariedade e conhecimento para que as individualidades não sejam constrangidas. É possível a constituição de uma nova escola que responda a essa complexidade, garanta a participação da comunidade e amplie a satisfação do convívio", defende Mello. "Estudos em Sociologia, Pedagogia e Educação apontam que a interlocução entre as famílias e a escola é fundamental. Para a garantia da qualidade de ensino, é necessária a participação da família e da comunidade, inclusive nos processos decisórios", complementa.
As comunidades de aprendizagem também contam com a participação de estudantes universitários, ex-alunos das escolas e moradores de bairros próximos. Regularmente, são realizadas reuniões para estabelecimento das atividades a serem executadas, considerando as demandas da comunidade. Dessa forma, já foram organizados cursos de idiomas, pré-vestibulares, de informática e artesanato, além da implantação de "Bibliotecas Tutoradas" abertas a toda a comunidade e com a presença de voluntários que auxiliam os estudos dos alunos e "Tertúlias Literárias" atividades que estimulam a leitura e debate de textos. Fabiana Braga destaca que a diversidade de pessoas presentes nas comunidades de aprendizagem possibilita encontros enriquecedores, pois cada pessoa compartilha suas experiências e habilidades para o desenvolvimento coletivo. "Nas atividades, os familiares ensinam o que sabem e também garantem um vínculo com a escola. As crianças e jovens que participam querem depois atuar como voluntários, para manter o vínculo com a escola", relata a docente.
Ao comentar a inclusão do livro entre os vencedores do Jabuti, a professora Roseli Mello avalia que a premiação reforça que o projeto é bem avaliado e tem qualidade reconhecida pelo meio acadêmico, tanto na área de Educação quanto em outras, como Sociologia, Ciência Política e Psicologia. A obra pode ser adquirida no site da EdUFSCar, em www.editora.ufscar.br.
24/10/2013
14:00:00
28/10/2013
10:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
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