Seminário de Política de Informação e Memória da UFSCar acontece nos dias 26 e 27 de novembro

São Carlos
Nos dias 26 e 27 de novembro, acontece o II Seminário de Política de Informação e Memória da UFSCar: a Extensão em foco. O evento, que também integra a comemoração dos 25 anos da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade, tem o objetivo de proporcionar a reflexão sobre teorias emergentes e práticas voltadas para conservação, preservação, organização e disseminação dos conteúdos informacionais de diferente natureza produzidos na Instituição. Tal discussão surge em um contexto de novos formatos digitais de registro, organização, gestão e acesso a conteúdos que reconfiguram todos os processos informacionais institucionais, relativos a pesquisa, ao ensino e a extensão. O evento abordará o passado, o presente e o futuro, além do conhecimento gerado pelas atividades de extensão e sua articulação com o ensino e a pesquisa.

O passado estará no evento por meio da exposição “Imprensa, história e memória: a UFSCar contada pelo Jornalismo”. A mostra reúne parte do registro da memória da Instituição, a partir de sua relação com a Imprensa e do que o Jornalismo produziu sobre sua história. São recortes de jornais e revistas que apresentam notícias, reportagens, editoriais, artigos e notas em que o nome da Instituição é citado. Mesmo que considerado apenas um viés da história contada, esta atividade - que é conhecida como Clipping - tem permitido preservar a memória da Instituição, assim como compreender qual é a imagem da UFSCar que tem sido construída a partir dos meios de Comunicação. Ao comemorar 25 anos da criação do primeiro departamento de Comunicação da Universidade, a CCS apresenta parte de seu acervo com o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária para essa importante relação entre Imprensa, história e memória. A exposição será aberta no dia 26, às 16 horas, no Saguão da Reitoria, localizada na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

O presente permeará o evento nas discussões em torno de bibliotecas, arquivos e demais acervos e coleções, além de questões relativas ao estabelecimento de um “Repositório Institucional na UFSCar”. Como ponto de partida, propõem-se um projeto piloto com o intuito da preservação e da divulgação da memorial institucional da Extensão Universitária na Universidade. Já o futuro será norteado pela discussão sobre a implantação de uma política de informação e memória institucional, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), refletindo os avanços e as inovações tecnológicas, os suportes digitais, visando a implantação e institucionalização dos espaços de memória e garantindo a segurança e a preservação da cultura das práticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão da UFSCar.

O evento contará com a participação de convidados externos que trazem suas experiências acadêmicas e práticas na área de memória institucional e mais especificamente de instituições universitárias. No dia 26, às 14h30, será abordado o tema “História, memória e estórias: arquivos e fontes documentais no cotidiano das universidades públicas”. No mesmo dia, às 19 horas, acontece a mesa-redonda “Tecnologias, processos e preservação da memória institucional”. Todos os eventos desse dia ocorrem no Anfiteatro da Reitoria, também localizado na área Sul do Campus São Carlos. Já no dia 27, às 10 horas, haverá uma palestra sobre “Patrimônio imaterial e Universidade” no auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado no edifício de aulas teóricas AT2, na área Sul do Campus São Carlos. Todas as atividades são gratuitas e não há necessidade de inscrição.
25/11/2013
13:00:00
27/11/2013
22:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
6136