Seminário no Núcleo ETC da UFSCar debate Comunicação, Cultura e Educação nos dias 4 e 5 de dezembro

Sorocaba
Objetivo é discutir temas como produção audiovisual na escola e na universidade, cinema, ativismo midiático e liberdade na internet
Os departamentos de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH), do Campus Sorocaba da UFSCar, promovem nos dias 4 e 5 de dezembro, das 14 às 22 horas, o seminário "Olhares: Comunicação, Cultura e Educação". O evento oferecerá palestras, atrações culturais, exposições iconográficas, oficinas e mesas de debate que discutirão sobre diversos temas, tais como "Saberes e práticas de cinema na Educação", "Comunicação, privacidade e liberdade na internet" e "MídiAtivismo e MídiAlivrismo", com a presença de coletivos culturais, de docentes da UFSCar e de outras universidades do País. O objetivo principal do Seminário, segundo a professora Teresa Melo, do DCHE, é reunir um público interessado  em discutir temas ligados ao uso e produção audiovisual nos espaços educativos e os impactos das novas tecnologias na Comunicação, além de oferecer atividades culturais em torno desses temas. "A importância do Olhares vem do fato de que precisamos nos apropriar melhor dos conceitos sobre esses temas, já que de suas tecnologias nos apropriamos e usamos no nosso cotidiano. Por exemplo: se sou usuário da internet, é bom que eu saiba sobre o Marco Civil da Internet, que está em votação no Congresso Nacional", ressaltou Teresa.

Algumas atividades do evento acontecerão simultaneamente, já que a ideia é que o participante circule livremente pelos espaços do Núcleo e participe daquilo que chamar mais sua atenção. A mostra permanente "A universidade vai ao cinema", do projeto Cineclube Sinergia, exibirá curtas-metragens e documentários, posteriormente debatidos com alguns de seus produtores. Há na programação duas oficinas: uma que ensinará a fazer vídeos usando os recursos das câmeras de celular, e outra que abordará a contação de filmes nas escolas. O "Café com Arte", sempre às 16h30, traz no dia 4 a apresentação de Outro Luiz, com o espetáculo "Mídia-Ataque"; e do violinista Maike Douglas, no dia 5.

Também no dia 5, às 16h30, a professora Rosalina Burgos, do DGTH, faz o pré-lançamento do livro "Periferias urbanas: o chão dos catadores no urbano periférico", de sua autoria.  O livro aborda as transformações recentes das periferias urbanas da metrópole de São Paulo no contexto do mundo do trabalho em crise. Este processo é analisado através de uma ampla pesquisa sobre a estruturação da indústria da reciclagem, em cuja base se encontra o 'chão dos catadores', numa analogia com o 'chão de fábrica'. O livro resulta de uma tese de doutorado premiada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e que recebeu menção honrosa no Prêmio Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de Teses.

O evento reúne três projetos de extensão, todos do DCHE e do DGTH: o Mídia e Educação, o UFSCar Além Muros e o Seminário Direito à Comunicação. O evento acontece no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar, localizado na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, bairro Santa Rosália, Sorocaba. As inscrições são gratuitas, abertas a toda a comunidade e serão feitas no dia, com emissão de certificado de participação ao final de cada período. A programação completa dos dois dias de Seminário pode ser encontrada aqui. Mais informações podem obtidas através do email midiaeducacaoufscar@gmail.com.
27/11/2013
13:00:00
05/12/2013
22:00:00
Lucas Montenegro
Não
Não
6143