Formação matemática de professores é o tema da primeira pesquisa apresentada no PPGEd do Campus Sorocaba da UFSCar

Sorocaba
Objetivo é identificar proposições didáticas e concepções teóricas que permeiam as aulas de Metodologia e Prática do Ensino da Matemática
Será realizada no dia 11 de dezembro a primeira defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) do Campus Sorocaba da UFSCar. A mestranda Marli de Carvalho Graupner apresenta, às 15 horas, na sala AT11A do prédio da Biblioteca, o estudo “Formação matemática do professor dos anos iniciais do ensino fundamental: análise de uma experiência disciplinar", que foi realizado sob a orientação da professora Barbara Cristina Sicardi Nakayama, do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), e integra as discussões do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC) 2012.

A pesquisa tem o objetivo de identificar proposições didáticas e concepções teóricas que permeiam as aulas de Metodologia e Prática do Ensino da Matemática no formato em que ela é oferecida no 8º período do curso de Pedagogia da UFSCar, assim como compreender a contribuição das práticas educativas para a formação matemática dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). A dissertação estrutura-se a partir da análise qualitativa e interpretativa da ementa, do plano de ensino, do material produzido pelos alunos protagonistas da disciplina e dos roteiros das aulas realizadas. De acordo com Marli, os resultados obtidos apontam que a condução da disciplina na perspectiva colaborativa apresenta alternativas interessantes para a mudança concreta da prática e abre possibilidades para a ressignificação do ensino da matemática na formação profissional. A articulação entre o diálogo, negociação, mutualidade e confiança perpassa todas as aulas da disciplina, alcançando as finalidades inicialmente propostas de forma positiva e enriquecedora.

A estudante fala sobre a boa estrutura e profissionalismo que encontrou no curso. "Quanto ao Programa, considero que a organização, o oferecimento das disciplinas e o atendimento ao aluno atingiu as minhas expectativas. Os professores são muito bem preparados para aquilo que se propõem a fazer em sala de aula. A secretaria do PPGEd é muito solícita e atenciosa.  A pesquisa ocorreu a contento, cresci e aprendi muito durante a coleta e análise dos dados", elogia.

Implantado em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Sorocaba da UFSCar oferece as linhas de pesquisa "Formação de Professores e Práticas Educativas"; "Educação, Comunidade e Movimentos Sociais"; e "Teorias e Fundamentos da Educação". O professor Marcos Francisco Martins, coordenador do curso, salienta a importância da formação de educadores capacitados para atuar  em diferentes esferas da sociedade civil. "A expectativa com a primeira turma formada é a de proporcionar a qualificação de educadores que atuem também em ambientes não-escolares, como Organização Não-Governamentais (ONG's), movimentos sociais, sindicatos e entidades filantrópicas."

Outro propósito importante do PPGEd é que os egressos do curso possam não apenas tomar a educação “abstratamente”, como objeto de conhecimento, mas tomar a sua própria prática educativa como objeto de reflexão, com o intuito de compreendê-la e ter condições de alterá-la, tendo em vista a finalidade original de formar homens e mulheres que sejam capazes de assumir a responsabilidade ética e política de educar-se e educar o mundo à sua volta, tornando-o mais justo social, política, econômica e socialmente, bem como sustentável ambientalmente.

A apresentação é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do email ppgedsorocaba@ufscar.br e pelo telefone (15) 3229- 5913.
09/12/2013
13:00:00
13/12/2013
20:00:00
Lucas Montenegro
Não
Não
6172