Professor da UFSCar recebe prêmio na área de Informática na Educação
São Carlos
Trabalho de Jean Piton-Gonçalves, do Departamento de Matemática, aborda avaliações educacionais com o uso do computador
Jean Piton-Gonçalves, professor do Departamento de Matemática (DM) da UFSCar, foi premiado, no último dia 27 de novembro, no Concurso de Teses e Dissertações em Informática na Educação promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A tese, intitulada "Desafios e Perspectivas da Implementação Computacional de Testes Adaptativos Multidimensionais", ficou em terceiro lugar no Concurso.
O trabalho de Piton-Gonçalves aborda de forma multidisciplinar a avaliação via computador do desempenho do aluno em múltiplas habilidades e competências. Piton destaca que a maior parte das avaliações em larga escala são compostas por testes objetivos de múltipla escolha realizados com lápis e papel, com correção utilizando folha de leitura ótica. Os testes computadorizados, segundo o pesquisador, são uma possibilidade inovadora para as avaliações educacionais, possibilitando correções automatizadas com a produção de estatísticas, geração de relatórios individuais ou do grupo de examinados e monitoramento em tempo real dos testes.
"A pesquisa em Testes Adaptativos Computadorizados Multidimensionais, os chamados MCATs, é ainda incipiente no cenário mundial. No Brasil, essa área de pesquisa inicia-se com esta tese de doutorado, caracterizada como multidisciplinar. O prêmio foi uma grande surpresa, uma vez que se trata justamente de uma área muito particular e pouco conhecida no âmbito acadêmico nacional. Contudo, essa área possui um potencial que pode gerar mudanças importantes. Dado esse contexto, o mais importante foi o reconhecimento e a validação da Comissão Especial de Informática na Educação da SBC enquanto nova área de pesquisa em Informática na Educação no País", avalia o docente.
O trabalho de Piton-Gonçalves aborda de forma multidisciplinar a avaliação via computador do desempenho do aluno em múltiplas habilidades e competências. Piton destaca que a maior parte das avaliações em larga escala são compostas por testes objetivos de múltipla escolha realizados com lápis e papel, com correção utilizando folha de leitura ótica. Os testes computadorizados, segundo o pesquisador, são uma possibilidade inovadora para as avaliações educacionais, possibilitando correções automatizadas com a produção de estatísticas, geração de relatórios individuais ou do grupo de examinados e monitoramento em tempo real dos testes.
"A pesquisa em Testes Adaptativos Computadorizados Multidimensionais, os chamados MCATs, é ainda incipiente no cenário mundial. No Brasil, essa área de pesquisa inicia-se com esta tese de doutorado, caracterizada como multidisciplinar. O prêmio foi uma grande surpresa, uma vez que se trata justamente de uma área muito particular e pouco conhecida no âmbito acadêmico nacional. Contudo, essa área possui um potencial que pode gerar mudanças importantes. Dado esse contexto, o mais importante foi o reconhecimento e a validação da Comissão Especial de Informática na Educação da SBC enquanto nova área de pesquisa em Informática na Educação no País", avalia o docente.
11/12/2013
13:00:00
10/01/2014
10:00:00
Mariana Pezzo
Não
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