Seminário encerra comemorações dos 25 anos da Comunicação na UFSCar e discute os desafios da Comunicação Pública na instituição universitária

Araras, Sorocaba, São Carlos
Evento reuniu docentes, técnico-administrativos, estudantes da UFSCar e de outras instituições e alguns dos ex-diretores de Comunicação da UFSCar
Foi promovido no dia 2 de dezembro de 2013 o I Seminário sobre Comunicação Pública da UFSCar. A atividade, que encerrou oficialmente a programação das comemorações dos 25 anos da Comunicação da UFSCar, teve como objetivo discutir os desafios da Comunicação Organizacional e o conceito de Comunicação Pública aplicado à Universidade Pública. Na mesa de abertura, o Pró-Reitor de Administração da UFSCar, Neócles Alves Pereira, representando o Reitor, falou sobre as demandas da área da Universidade, entre elas a contratação de profissionais, a ampliação de espaço físico e a criação da Pró-Reitoria de Artes, Cultura e Comunicação, uma das diretrizes apresentadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O PDI também foi tema de uma mesa-redonda que contou com a participação da Assessoria Especial da Reitoria Nancy Vinagre Fonseca de Almeida. Acompanhada da ex-Diretora de Comunicação Social da UFSCar e atual Assessora Especial de Comunicação da Reitoria, Mariana Pezzo, ela abordou a elaboração do Plano e falou sobre como foi a inserção da temática "Comunicação e Cultura" como um dos aspectos contemplados no PDI. Entre o que foi abordado, as palestrantes comentaram diretrizes que sinalizam para a criação de novos cursos na área de Artes, Cultura e Comunicação.

Na palestra de abertura, por sua vez, o tema Comunicação Pública foi apresentado por Maria Céres Pimenta Spínola Castro, ex-diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora aposentada do Departamento de Comunicação da mesma Instituição.

Ao falar sobre os desafios da Comunicação Pública na Universidade Pública, a palestrante criticou os que veem a Comunicação Institucional apenas restrita a aspectos mercadológicos e defendeu uma construção global da imagem da instituição que congregue diferentes e diversas dimensões e que referencie "as muitas perspectivas de relações sociais que se podem construir tendo em vista a Universidade e suas diferentes funções de produção do conhecimento, formação pessoal e prestação de serviços".

Em sua fala, Céres também ressaltou questões sobre transparência, participação popular, engajamento social e interatividade associados ao conceito de Comunicação Pública. Segundo ela, "os processos comunicativos de natureza coletiva estão intimamente associados à constituição da esfera pública". Ao finalizar sua apresentação, Céres enfatizou que "a comunicação serve à instituição e ao seu público, possibilitando que os diversos interesses que aí se manifestam possam assumir o caráter público, a dimensão societária e democrática a que a comunicação pública deve servir". O texto de apresentação completo da palestrante está disponível no site da CCS.

O evento, realizado no Anfiteatro da Reitoria, reuniu servidores docentes e técnico-administrativos, estudantes da UFSCar e de outras instituições e alguns dos ex-diretores de Comunicação da UFSCar, dentre eles Ray Garbelotti Filho, o primeiro gestor nomeado para a área na Instituição; Vera Lui Guimarães, atualmente lotada no NIT/Materiais; Mariana Rodrigues Pezzo; Rodrigo Botelho; além da atual Diretora, Gisele Bicaletto de Souza.

Atuais e ex-servidores, colaboradores e estagiários da CCS
Atuais e ex-servidores, colaboradores e estagiários da CCS durante o I Seminário de Comunicação Pública da UFSCar

Apesar de encerrar oficialmente as comemorações dos 25 anos da Comunicação na UFSCar, algumas atividades ainda estão previstas até janeiro de 2014. Até 16/12 continua no Saguão da Reitoria a Exposição “Imprensa, História e Memória: a UFSCar contada pelo Jornalismo”. A mostra conta com 25 recortes de jornal desde 1988, apresentando momentos marcantes da história da Universidade. No próximo ano a exposição passará pela Biblioteca Comunitária e pelos demais campi da Universidade.

Também na programação de dezembro foi veiculada uma edição do programa Rádio UFSCar Convida, com a participação de Gisele Bicaletto de Souza e Fabricio Mazocco discutindo o tema da Comunicação Pública; e de um programa Conexões, da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), com a participação de Rodrigo Botelho discutindo Comunicação, linguagens e tecnologias. Em janeiro, em parceria com o Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), a CCS promove atividades voltadas para Comunicação e Divulgação Científica no Campus Lagoa do Sino.

Na realização dos eventos da programação, a CCS teve o apoio das Pró-Reitorias de Extensão (ProEx) e de Graduação (ProGrad), SEaD, Assessoria Especial de Comunicação da Reitoria da UFSCar (AECR), Prefeitura do Campus Araras, Seção de Comunicação Social do Campus Sorocaba,  e LAbI.
05/12/2013
13:00:00
20/12/2013
22:00:00
Rodrigo Botelho
Não
Não
6185