Orquestra Experimental da UFSCar realiza concerto no Teatro Municipal "Teotônio Vilela"

Sorocaba
Mesclando instrumentos e estilos musicais que contemplam a cultura erudita e popular, concerto caracteriza-se pela originalidade
A Orquestra Experimental da UFSCar se apresenta no dia 14 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Municipal "Teotônio Vilela" de Sorocaba. Regida e coordenada pela professora Maria Carolina Joly, do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, a orquestra se destaca por combinar instrumentos convencionais com instrumentos populares, como o baixo elétrico, a bateria e a flauta doce.

O repertório bastante eclético que será executado é outro diferencial, e contempla canções de vertentes populares da música brasileira, como o chorinho, o frevo e canções folclóricas, até trilhas sonoras de filmes, como a do longa "Piratas do Caribe". Especialmente nesta época do ano, serão também apresentadas ao público as famosas canções de Natal. "Esta mistura é o que dá o nome a orquestra. Nós experimentamos na sonoridade e no repertório, criando um grupo único. O repertório escolhido tem o objetivo de divulgar a diversidade da música, enfatizando mais a cultura musical brasileira, para que tanto os músicos quanto o público tenha acesso a este bem nacional", enfatiza Maria Carolina Joly.

Formada em 1991 pela professora Ilza Joly, a Orquestra Experimental da UFSCar conta atualmente com cerca de 90 instrumentistas, profissionais e amadores, e é composta por professores, funcionários e estudantes da universidade e músicos da cidade de São Carlos e região, que se reúnem para oferecer a plateias de diversas cidades do País uma rica cultura musical. O caráter experimental da orquestra se dá justamente por essa mistura de estilos, de instrumentos eruditos e populares e na utilização de instrumentos inexistentes nas orquestras convencionais, o que resulta em uma apresentação diversificada e original. Ao longo de seus 22 anos de existência, a orquestra já tocou com inúmeros artistas consagrados, como Dominguinhos, Mozart Terra, Paulo Moura, José Miguel Wisnick e Ivan Vilela, dentre outros.

A iniciativa é promovida pelo Programa Qualidade de Vida (PQV) e pela Pró-Reitoria de Extensão (Pro-Ex) da UFSCar. O concerto é gratuito e aberto a toda a comunidade, com distribuição de ingressos sendo realizada uma hora antes do início da apresentação. O Teatro Municipal de Sorocaba está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n°, próximo à Prefeitura.
13/12/2013
13:00:00
14/12/2013
20:00:00
Lucas Montenegro
Sim
Não
6187