Estudantes da UFSCar são selecionados para qualificação em Portugal

Sorocaba, São Carlos
Coordenador do curso destaca a relevância do incentivo a experiências internacionais
Cinco alunas do curso de Bacharelado em Turismo da UFSCar, desenvolvido no Campus Sorocaba, estão se preparando para estudar durante os dois primeiros meses de 2014 na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, em Portugal. As estudantes Márcia Regina Valle Mielke, Mariana Garcia Imamura, Ana Carolina Pádua Machado, Ana Carolina Pasquoto Tavares e Viviane Pimenta da Silva foram selecionadas em chamada da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participar do Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação Profissional em Hospitalidade e Turismo.

Ao todo, foram aprovados na chamada 50 estudantes de universidades públicas e privadas. Cada universidade pôde homologar a candidatura de cinco estudantes, selecionados pela Capes com base na nota obtida no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O Coordenador do curso de Turismo da UFSCar, Thiago Allis, explica que a chamada é uma excelente oportunidade para capacitar tecnicamente os estudantes na área de hotelaria. "Esta área não é o foco do curso de Turismo da UFSCar, e exatamente por isso é tão interessante. Elas terão a oportunidade de aprender técnicas aplicadas de hotelaria e hospitalidade, vivendo o dia a dia da hotelaria dentro da Escola", avalia o docente.

Allis destaca também a importância da experiência internacional na formação dos estudantes. "A área de Humanidades está fora do escopo do programa Ciência sem Fronteiras, o que para nós é uma grande perda. Dessa forma, precisamos encontrar meios para que nossos estudantes tenham experiências fora do País. Entretanto, não queremos que eles busquem individualmente essas oportunidades, é importante que isso seja institucionalizado e tenha o apoio da Universidade. Nesse sentido, temos trabalhado em parceria com a Secretaria Geral de Relações Internacionais da UFSCar, que tem nos apoiado bastante na identificação e suporte às oportunidades de estudo fora do Brasil", relata o Coordenador.

Outro aspecto ressaltado por Allis são os critérios de seleção dos estudantes para as bolsas de estudo. "Nessa chamada, especificamente, acabamos sendo limitados pelo critério de seleção adotado pela Capes. Não acredito que somente a nota do ENEM seja a melhor forma de avaliar quais os estudantes mais aptos a receber as bolsas, uma vez que não é considerada sua trajetória na Universidade. Contudo, o primeiro e o segundo lugar da lista de selecionados foram ocupados por nossas estudantes, e todas ficaram entre os 15 melhores, o que é um indicativo da excelente reputação do nosso curso", afirma. O docente explica que, tradicionalmente, os critérios de seleção para bolsas de estudo são discutidos em comissão formada por docentes e estudantes do curso de Turismo, para que a vontade do curso como um todo seja representada.

Além das cinco estudantes mencionadas, outros quatro do curso de Turismo receberão bolsas para estudar fora do País em 2014, sendo um na Argentina e três na Espanha. "A importância das experiências internacionais na área de Turismo é bastante óbvia, e muito incentivada pelos professores. Buscamos trazer pesquisadores de fora do País para a Universidade e criar oportunidades para que os estudantes tenham contato com outras culturas, através de redes de contato que criamos ao longo do tempo. Agora, temos a chance de oferecer tudo isso com bolsas de estudo, ou seja, finalmente praticar de fato o que estimulamos diariamente", destaca Allis.
18/12/2013
13:00:00
20/01/2014
10:00:00
Mariana Pezzo
Não
Não
6191