Revista Latino Americana de Educação em Astronomia lança nova edição

São Carlos
Edição deste mês conta com cinco artigos inéditos e uma resenha
A nova edição da Revista Latino Americana de Educação em Astronomia (RELEA) está disponível para leitura e download no endereço www.relea.ufscar.br. A publicação é direcionada a educadores, pesquisadores e estudantes de astronomia dos diversos níveis de ensino.

O objetivo da revista é de fornecer subsídios metodológicos e fomentar o desenvolvimento de pesquisas nos países latino-americanos; suprir a ausência de publicação específica na área de pesquisa em Educação em Astronomia; ser um espaço para divulgação da produção dos países da América Latina nessa área; atender a educadores, pesquisadores e estudantes de Astronomia, dos diversos níveis de ensino, fornecendo-lhes subsídios metodológicos e de conteúdo; e fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área de Educação em Astronomia nos países latino-americanos.

A RELEA foi lançada em 2004, com previsão de lançamento de duas edições por ano, e até 2007 foi hospedada nos servidores do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA), com sede na cidade de Limeira (SP). Atualmente, a revista está hospedada nos servidores da UFSCar.

Segundo o professor Paulo Sérgio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar e um dos editores da RELEA,  "a revista aborda o assunto de Astronomia em termos nacionais e internacionais, e apresenta eventos da área, publicados em periódicos ou em teses e dissertações".

A edição deste mês conta com cinco artigos inéditos e uma resenha: "A sombra de um gnômon ao longo de um ano: observações rotineiras e o ensino do movimento aparente do Sol e das quatro estações", de Anderson Giovani Trogello, Marcos Cesar Danhoni Neves e Sani de Carvalho Rutz da Silva; "Ensino de astronomia: cenários da prática docente no ensino fundamental", de Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Andréia Spessatto De Maman, Eliana Fernandes Borragini, Júlia Cristina Kerber e Werner Haetinger; "Establishing the empirical relationship between non-science majoring undergraduate learners’ spatial thinking skills and their conceptual astronomy knowledge", de Inge Heyer, Stephanie Slater e Timothy Slater; "Da formação de um grupo de estudos à realização de oficinas para professores: a astronomia na educação básica em Umuarama-PR", de Diane Belusso e Otávio Akira Sakai; "As fases da Lua e os acontecimentos terrestres: a crença de diferentes níveis de instrução", de Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Patrick Alves Vizzotto e Álvaro Becker da Rosa; e a resenha escrita por Marcos Daniel Longhini do livro "Jogos para o ensino de Astronomia" organizado pelo professor Paulo Sérgio Bretones.

O corpo editorial é formado pelos professores Paulo Sérgio Bretones, Luiz Carlos Jafelice, do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Jorge Horvath do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

Mais informações sobre a revista e orientações para submissões de artigos podem ser obtidas no site. Comentários ou sugestões podem ser enviados para o professor Paulo Sérgio Bretones pelo email bretones@ufscar.br.
30/01/2014
13:00:00
14/02/2014
Abner Amiel
Não
Não
6241