Conselho de Curadores aprova prestação de contas da UFSCar relativa ao exercício de 2013

São Carlos
Curadores apreciaram também as atividades desenvolvidas ao longo do período
O Conselho de Curadores da UFSCar realizou sua reunião anual no dia 17 de março, com a presença do Reitor da Universidade, Targino de Araújo Filho; do Vice-Reitor, Adilson de Oliveira; do Pró-Reitor de Administração, Néocles Alves Pereira; e da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, Luzia Sigoli Fernandes Costa. O Reitor apresentou os relatórios de prestação de contas e de atividades referentes ao exercício de 2013. O Presidente do Conselho, William Saad Hossne, questionou a carência de servidores técnico-administrativos na UFSCar, tema de destaque nas reuniões de 2012 e 2013. Araújo Filho relatou as novas contratações na Universidade e destacou o apoio do Conselho de Curadores nos anos anteriores. "No ano passado, conseguimos 22 vagas para servidores técnico-administrativos e, neste ano, já temos mais 55, além da promessa da liberação de mais vagas. A carência é reconhecida pelo Ministério da Educação. Com certeza o apoio do Conselho de Curadores nos ajudou nessa negociação com o MEC. Com essas vagas, conseguimos minimizar as questões mais graves, mas ainda estamos longe de uma situação confortável."

Interdisciplinaridade
A implantação do Campus Lagoa do Sino recebeu atenção especial do Conselho. O Reitor apresentou os dados preliminares de servidores contratados e estudantes de graduação matriculados. A partir dessa introdução, o Presidente do Conselho observou a importância de pensar em projetos para o futuro da Universidade. "Mais do que vir aqui para analisar as contas da Universidade, é fundamental que o Conselho de Curadores cumpra um papel de discutir e apoiar os projetos da UFSCar. Esta é uma Universidade de vanguarda, que tem o pioneirismo como uma de suas características mais marcantes. Como as outras universidades, vocês também têm o desafio de fugir da acomodação, com a vantagem de terem isso em seu DNA", avaliou Hossne. "Sugiro que nas próximas discussões sobre a expansão da Educação Superior, a UFSCar lidere o debate sobre a interdisciplinaridade. Vivemos um momento de grande valorização da superespecialização, e precisamos gastar energia pensando a interdisciplinaridade de fato. Os estudantes devem ter a oportunidade de aprofundar o conhecimento específico de suas respectivas áreas e, ao mesmo tempo, ter acesso às outras áreas. É bastante complexo implantar essa ideia na graduação, exige planejamento, e a mudança demora a ser notada. Mas está na hora de fazer essa discussão, e a UFSCar tem tudo para ser ponta de lança. O papel da Universidade é enfrentar desafios, ela não pode nunca deixar de ser crítica, principalmente de si mesma", complementou.

Conselho de Curadores
O Conselho de Curadores é um órgão de natureza fiscal, constituído por seis membros efetivos e três suplentes, nomeados pelo Ministério da Educação. Atualmente, compõem o Conselho os professores William Saad Hossne, Cláudio Benedito Gomide de Souza, Oswaldo Luiz Alves, José Octávio Armani Paschoal, Nobuko Kawashita, Walter Abrahão Nimir, Nivaldo Nale, Jurandyr Povinelli e Paulo Marcos Eduardo Reali Fernandes Nunes. Ao Conselho de Curadores compete analisar e emitir parecer sobre a Tomada de Contas elaborada anualmente pela Universidade, encaminhando-a aos órgãos competentes, bem como tomar conhecimento de todas as atividades desenvolvidas na UFSCar.
24/03/2014
18:00:00
04/04/2014
12:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
6331