Mestranda do PPGCC-S cria aplicativo que exibe ecopontos de descarte das cidades de Itu e Sorocaba

Sorocaba, São Carlos
Facilitar a localização de pontos de descarte para materiais recicláveis. Esse é o prinicpal objetivo do projeto AcheseuEcoponto, desenvolvido pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Campus Sorocaba da UFSCar, Angelina Melaré. O trabalho foi orientado pelas docentes Sahudy Montenegro e Katti Faceli, do Departamento de Computação (DComp). A ferramenta busca atender uma necessidade real da população que não sabe onde descartar seus resíduos sólidos reaproveitáveis como óleo de cozinha, lixo eletrônico e demais materiais recicláveis.

O AcheseuEcoponto funciona da seguinte maneira: ao entrar no site o usuário terá sua localização atual detectada e a partir dela poderá encontrar o ponto de coleta mais próximo de acordo com o tipo que material que queira descartar adequadamente. O  usuário também poderá visualizar a localização de todos esses pontos, que podem ser ecopontos com contêineres ou cooperativas de reciclagem. A ferramenta ainda pode traçar a rota a pé ou de carro e permite o compartilhamento das informações por meio das redes sociais.

A ideia do projeto surgiu dos resultados de uma revisão sistemática. Nessa revisão se pretendia analisar os projetos/pesquisas de sistemas de apoio à decisão voltados à gestão de resíduos sólidos urbanos. Dentre os resultados predominaram pesquisas/projetos usando o georreferenciamento e alguns autores destacaram a importância da proximidade do morador com os pontos de coleta (ecopontos), e que essa proximidade poderia melhorar a conscientização e o aumento da coleta de materiais recicláveis.

Inicialmente o aplicativo atende aos municípios de Itu e Sorocaba. De acordo com a desenvolvedora da ferramenta, em Sorocaba foi realizada uma reunião com a Assessoria Técnica da Secretaria de Serviços Públicos, e em Itu com a Secretaria do Meio Ambiente. Angelina conta que ambas as administrações consideraram que a ferramenta é útil aos municípios, já que muitos moradores procuram orientação das prefeituras sobre onde devem descartar estes materiais.   

Sobre a efetividade do projeto, Angelina relata que desde a divulgação inicial do projeto, 15 de março, "houve mais de 587 acessos à ferramenta, deles 359 foram acessos únicos e 228 de usuários que retornaram. Também, tivemos 120 recomendações/compartilhamento diretos do site para outros usuários através da rede social Facebook". Com estes resultados preliminares, a ideia é inserir a ferramenta nos sites das prefeituras de Itu e Sorocaba. "Estão sendo feitos os trâmites legais para a inclusão de um link no site das prefeituras para o 'acheseuecoponto'", conclui Angelina.

Legenda foto: (Da esquerda para a direita) Katti Faceli, Angelina Melaré e Sahudy Montenegro
26/03/2014
13:00:00
06/04/2014
22:00:00
Wemerson Araujo
Sim
Não
6347