UFSCar aprimora sua estrutura de atendimento médico, odontológico e psicológico

São Carlos
Durante o mês de março, a UFSCar inaugurou o novo edifício do Departamento de Assistência Médica e Odontológica (DeAMO) do Campus São Carlos e as sedes dos departamentos de Assuntos Comunitários e Estudantis dos campi Araras (DeACE-Ar) e Sorocaba (DeACE-Sor), todos vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE). Os novos prédios, com cerca de 400 m² cada, contam com salas de atendimento médico, odontológico e psicológico, além de salas de apoio administrativo das unidades. Os três edifícios foram construídos com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), a partir do mesmo projeto, com estrutura idêntica para o atendimento ambulatorial. No total, foram investidos cerca de R$ 2.350.000 nas obras.

Durante as cerimônias de inauguração, o trabalho em equipe e a relevância de espaços adequados para atendimento à comunidade universitária foram destacados nos três campi. "A Universidade precisa estar preparada para atender seus servidores e estudantes, que, cada vez mais, têm origens e necessidades diversas. Este é um importante passo para promover cada vez mais a permanência com qualidade de todos os que frequentam a UFSCar. O novo DeAMO é fruto de um trabalho que vem sendo feito há muitos anos e da colaboração de uma equipe comprometida e apaixonada", destacou o Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Geraldo Costa Dias Júnior, na cerimônia em São Carlos. 

Equipe reunida em São CarlosEm Araras, o chefe do DeACE-Ar, Wilson Aparecido da Silva, também salientou em sua fala a importância do atendimento à saúde na Universidade. "É uma grande satisfação inaugurarmos esse espaço de apoio ao estudante e ao servidor, que com certeza representa mais um passo na direção da consolidação do Ensino Superior público, uma vez que promove a permanência com qualidade na Universidade. A UFSCar cresceu sobremaneira nos últimos anos, e precisamos nos adaptar à nova realidade em diversos aspectos, sendo a Saúde um deles", afirmou.

Outro ponto em comum nos eventos de inauguração foi o resgate da história da assistência e o entendimento dos novos edifícios como marcos da consolidação dos serviços prestados à comunidade universitária. A chefe do DeACE-Sor, Márcia Regina Pires Bracciali, relembrou em sua fala a história da assistência estudantil no Campus Sorocaba e as novas possibilidades que o edifício permitirá. "Cheguei à UFSCar há seis anos e, sem uma sala própria, atendia os estudantes nos corredores das salas de aula, na rua e onde nos encontrássemos. Hoje, temos uma estrutura consolidada, uma equipe bem formada e condições para desenvolvermos o nosso trabalho de uma forma adequada, e isso só foi possível com os esforços combinados de diversas pessoas que valorizam a nossa missão de acolher a comunidade universitária", afirmou. Em São Carlos, a chefe do DeAMO, Lilian Fantato Noronha da Costa, também lembrou a história do Departamento e os desafios do atendimento à Saúde na Universidade. "Viemos de uma história de 23 anos de DeAMO e inauguramos não só um novo espaço, mas uma nova fase. Essa inauguração é uma forma de reconhecimento aos serviços que prestamos e aos desafios que enfrentamos diariamente. Temos a missão de trabalhar em equipe para promover a saúde no Campus, e é um privilégio fazer parte dessa equipe tão empenhada", avaliou Costa.

Equipe reunida em Araras Equipe reunida em Sorocaba

Legenda: Equipes reunidas em São Carlos (em cima), Araras (esquerda) e Sorocaba (direita). Crédito das imagens: Melina Simardel - CCS/UFSCar e Beatriz Maia - AECR/UFSCar
01/04/2014
13:00:00
30/04/2014
12:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
6352