Alunos da UFSCar desenvolvem plataforma para o segmento pet
São Carlos
Meta do grupo é melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação, oferecendo aos seus usuários conhecimento de forma simplificada
A vontade de empreender começou na UFSCar. Quatro amigos se uniram e criaram, em novembro de 2013, uma nova empresa, o site PetiKo, uma plataforma voltada para o segmento pet que visa oferecer aos seus usuários conhecimento de forma simplificada. "Nós, criadores do PetiKo, possuímos animais de estimação, e percebemos que há uma carência com relação a ferramentas e mecanismos especializados para o segmento pet disponíveis na internet que agrupem conteúdo e facilitem o acesso a informação de acordo com seu interesse e relevância", conta Luciano Miranda, responsável pelo planejamento estratégico.
A meta do grupo é melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação e, para isso, disponibilizam aos usuários informações sobre o assunto e estimulam a troca de dados entre as pessoas que possuem pets, além de oferecer conhecimento temático por meio de jogos. Como forma de estímulo, algumas interações no ambiente são remuneradas com PetiKets, uma moeda virtual que posteriormente poderá ser trocada por produtos e serviços de parceiros comerciais. "Embora existam inúmeros blogs e portais de conteúdo pet, há uma grande segmentação de informação, tornando-as de difícil acesso e muitas vezes cansativa. Há também uma carência por parte de empresas prestadoras de serviços e fabricantes de produtos do ramo pet em ter um canal de contato direto com seus clientes", explica Luciano.
No início de 2014, o PetiKo foi escolhido entre 300 startups (empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras) de todo o território nacional para apresentar-se em um stand durante a Campus Party Brasil, um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo, que aconteceu de 27 de janeiro a 2 de fevereiro deste ano em São Paulo, no Anhembi Parque.
E o PetiKo nasce num ambiente muito promissor. O Brasil é o segundo maior mercado Pet mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. É o quarto em número populacional de cães, com crescimento de 5% ano. Segundo pesquisa realizada pelo painel online CONECTAí, 80% dos usuários de internet no Brasil possuem animais de estimação. Estima-se que há aproximadamente 40 mil pet shops espalhados por todo o território nacional.
Luciano explica que o modelo de negócio do PetiKo é vantajoso para os usuários e as empresas pois permite um fluxo dinâmico de informações e serviços. "Oferecemos informação gratuita, mas também teremos conteúdo e brinde exclusivo para assinantes. Além disso, o fabricante poderá anunciar em troca de brindes, ou pagando pelo anúncio e, neste caso, com a possibilidade de venda de produtos. A ideia deste modelo de negócio é aproximar quem vende de quem quer comprar. Para o usuário oferecemos conhecimento sobre seu pet e para o fabricante, conhecimento sobre o mercado", afirma.
Atualmente, o time da Petiko é composto por dois graduandos e dois mestrandos em Ciência da Computação pelo Departamento de Computação da UFSCar: Luciano Miranda, responsável pelo planejamento estratégico; Cleiton Silva, responsável pela parte comercial; Rodrigo Furtado, responsável pela operação e gerenciamento interno; e Vinicius Esperança, responsável pela plataforma e tecnologia. "O PetiKo está em fase inicial. Contamos hoje com nove colunistas e 10 empresas parceiras. Lançamos a versão preliminar em 27 de março ao público, com intuito de coletar feedbacks e testar a aceitação. Agora estamos trabalhando para a disponibilização dos brindes na plataforma, a fim de que nossos usuários possam trocar seus PetiKets por produtos ou serviços para seus pets", finaliza Luciano.
Mais informações sobre o PetiKo podem ser obtidas no site http://petiko.com.br ou no blog http://blog.petiko.com.br.
A meta do grupo é melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação e, para isso, disponibilizam aos usuários informações sobre o assunto e estimulam a troca de dados entre as pessoas que possuem pets, além de oferecer conhecimento temático por meio de jogos. Como forma de estímulo, algumas interações no ambiente são remuneradas com PetiKets, uma moeda virtual que posteriormente poderá ser trocada por produtos e serviços de parceiros comerciais. "Embora existam inúmeros blogs e portais de conteúdo pet, há uma grande segmentação de informação, tornando-as de difícil acesso e muitas vezes cansativa. Há também uma carência por parte de empresas prestadoras de serviços e fabricantes de produtos do ramo pet em ter um canal de contato direto com seus clientes", explica Luciano.
No início de 2014, o PetiKo foi escolhido entre 300 startups (empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras) de todo o território nacional para apresentar-se em um stand durante a Campus Party Brasil, um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo, que aconteceu de 27 de janeiro a 2 de fevereiro deste ano em São Paulo, no Anhembi Parque.
E o PetiKo nasce num ambiente muito promissor. O Brasil é o segundo maior mercado Pet mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. É o quarto em número populacional de cães, com crescimento de 5% ano. Segundo pesquisa realizada pelo painel online CONECTAí, 80% dos usuários de internet no Brasil possuem animais de estimação. Estima-se que há aproximadamente 40 mil pet shops espalhados por todo o território nacional.
Luciano explica que o modelo de negócio do PetiKo é vantajoso para os usuários e as empresas pois permite um fluxo dinâmico de informações e serviços. "Oferecemos informação gratuita, mas também teremos conteúdo e brinde exclusivo para assinantes. Além disso, o fabricante poderá anunciar em troca de brindes, ou pagando pelo anúncio e, neste caso, com a possibilidade de venda de produtos. A ideia deste modelo de negócio é aproximar quem vende de quem quer comprar. Para o usuário oferecemos conhecimento sobre seu pet e para o fabricante, conhecimento sobre o mercado", afirma.
Atualmente, o time da Petiko é composto por dois graduandos e dois mestrandos em Ciência da Computação pelo Departamento de Computação da UFSCar: Luciano Miranda, responsável pelo planejamento estratégico; Cleiton Silva, responsável pela parte comercial; Rodrigo Furtado, responsável pela operação e gerenciamento interno; e Vinicius Esperança, responsável pela plataforma e tecnologia. "O PetiKo está em fase inicial. Contamos hoje com nove colunistas e 10 empresas parceiras. Lançamos a versão preliminar em 27 de março ao público, com intuito de coletar feedbacks e testar a aceitação. Agora estamos trabalhando para a disponibilização dos brindes na plataforma, a fim de que nossos usuários possam trocar seus PetiKets por produtos ou serviços para seus pets", finaliza Luciano.
Mais informações sobre o PetiKo podem ser obtidas no site http://petiko.com.br ou no blog http://blog.petiko.com.br.
11/04/2014
13:00:00
21/04/2014
20:00:00
Mariana Ignatios
Sim
Não
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