UFSCar sedia curso de formação para professores pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa
São Carlos
Acontece de 5 a 9 de maio na UFSCar o primeiro módulo da formação matemática para professores pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. O projeto do Ministério da Educação (MEC) tem por objetivo garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, cursos de formação são oferecidos a professores alfabetizadores para apresentação do Pacto e do material elaborado para o alcance do compromisso de alfabetização.
A UFSCar é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis pela formação dos professores na região. No estado de São Paulo há apenas dois polos - São Carlos e Mogi das Cruzes - que atendem as cidades de seu entorno. Na UFSCar, o projeto teve início no final de 2012, sendo que no ano seguinte as professoras Maria Silvia Cintra e Mônica Baltazar Signori, ambas do Departamento de Letras (DL), assumiram sua coordenação e coordenação adjunta, respectivamente. O projeto conta ainda com a participação de Claudia Reyes, Pró-Reitora de Graduação, e Carmen Lucia Brancaglion Passos, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas.
Cintra conta que o primeiro curso oferecido tinha como tema o letramento, colocando o DL como centro de apoio à formação, conjuntamente com pedagogos do Departamento de Metodologia de Ensino. Neste novo curso, ofertado de 5 a 9 de maio, o tema é a alfabetização matemática, o que solicitou a participação de Carmen Passos, especialista na área.
O curso atual corresponde à formação inicial, com carga horária total de 40 horas. Após esta formação os professores alfabetizadores realizarão mais quatro módulos, com duração de 24 horas cada, que articulam os conhecimentos em linguagens e matemática. Além das horas presenciais, os cursos contam com horas adicionais a distância, pela plataforma Moodle, assim como por videoconferências.
O Pacto entende que aos oito anos de idade as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Além dos cursos, o Pacto desenvolve ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
Mais informações sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa podem ser obtidas no site do Ministério da Educação.
A UFSCar é uma das Instituições de Ensino Superior (IES) responsáveis pela formação dos professores na região. No estado de São Paulo há apenas dois polos - São Carlos e Mogi das Cruzes - que atendem as cidades de seu entorno. Na UFSCar, o projeto teve início no final de 2012, sendo que no ano seguinte as professoras Maria Silvia Cintra e Mônica Baltazar Signori, ambas do Departamento de Letras (DL), assumiram sua coordenação e coordenação adjunta, respectivamente. O projeto conta ainda com a participação de Claudia Reyes, Pró-Reitora de Graduação, e Carmen Lucia Brancaglion Passos, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas.
Cintra conta que o primeiro curso oferecido tinha como tema o letramento, colocando o DL como centro de apoio à formação, conjuntamente com pedagogos do Departamento de Metodologia de Ensino. Neste novo curso, ofertado de 5 a 9 de maio, o tema é a alfabetização matemática, o que solicitou a participação de Carmen Passos, especialista na área.
O curso atual corresponde à formação inicial, com carga horária total de 40 horas. Após esta formação os professores alfabetizadores realizarão mais quatro módulos, com duração de 24 horas cada, que articulam os conhecimentos em linguagens e matemática. Além das horas presenciais, os cursos contam com horas adicionais a distância, pela plataforma Moodle, assim como por videoconferências.
O Pacto entende que aos oito anos de idade as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
Além dos cursos, o Pacto desenvolve ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.
Mais informações sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa podem ser obtidas no site do Ministério da Educação.
06/05/2014
13:00:00
16/05/2014
15:00:00
Débora Taño
Não
Não
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