Palestra aborda visão antropológica das relações entre presa e caçador

São Carlos
No dia 28 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSCar promove mais uma edição das "Quartas Indomáveis", com a palestra "Presa enquanto pessoa? Reflexões sobre arpoadores e pirarucus", ministrada pelo professor Carlos Emanuel Sautchuk, docente do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. O evento, que é gratuito, é aberto a todos os interessados.

O professor Sautchuk aborda a ideia de presa enquanto pessoa, a relação entre captura e a morte no contexto em que o animal se entrega mediante relação de confiança com o caçador e a transformação do caçador em presa. Durante a palestra, serão discutidas a necessidade de compreender a origem mútua de animais e de humanos a partir do foco etnográfico nas relações de captura propriamente ditas. Serão analisados os aspectos presentes na captura do peixe pirarucu com arpão entre caboclos amazônicos e, a partir desta situação etnográfica específica, serão exploradas as limitações e potencialidades de se tratar a presa como pessoa ou inserida em uma relação socializada.

A palestra ocorre a partir das das 9h30, no Auditório 2 da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos. Mais informações podem ser obtidas no site do PPGAS ou pelo email ppgasdaufscar@gmail.com.
26/05/2014
13:00:00
28/05/2014
14:00:00
Enzo Kuratomi
Não
Não
6486