Jogo lançado pelo grupo Ludo Educativo busca contribuir na prevenção da dengue
São Carlos
Iniciativa surgiu em parceria com grupo de pesquisa da UFSCar e outras universidades, institutos e centros de pesquisa
O grupo de desenvolvimento de jogos Ludo Educativo lançou no mês de maio uma nova versão do game de combate a dengue "Contra Dengue 2 na Cidade", jogo que transmite noções sobre a prevenção da doença. Nessa nova versão, a protagonista, uma criança de sete anos chamada Sofia, se aventura para combater os focos da dengue e acabar com os mosquitos transmissores da doença. Cobrir pneus com uma lona, colocar o saco de lixo no cesto e areia nos vasos para não acumular água são algumas das tarefas que devem ser feitas antes de se cruzar a porta e chegar ao próximo nível, onde mosquitos ainda maiores a esperam.
Gabriel Lima, desenvolvedor do grupo, diz que foi criado um ambiente mais desafiador e diversificado ao game, baseado no raciocínio lógico e ágil. O jogo agora contem fases mais curtas, com mais variedade de obstáculos a serem vencidos. Os chefes de fase também foram revistos, tendo seus estágios sutilmente modificados, de forma a enriquecer a experiência, disse.
O número de casos da doença no estado de São Paulo aumentou 61.92% em um mês. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, oito municípios paulistas reúnem 70% dos registros: Americana, Campinas, São Paulo, Jaú, Taubaté, Votuporanga, Santa Bárbara d'Oeste e Osasco. Alexandre Rosenfeld, coordenador técnico do Ludo Educativo, ressalta a importância de desenvolver ferramentas de conscientização sobre o assunto. Nosso objetivo é que a criança tome consciência da necessidade de se combater a dengue, além de aprender as melhores práticas e tomar atitudes dentro e fora de casa, tudo de uma maneira divertida e descontraída, disse.
Os jogos do grupo Ludo Educativo são desenvolvidos pela spin-off Aptor Games, empresa que surgiu a partir do grupo de pesquisa na UFSCar, sob coordenação do professor Elson Longo, diretor do CDMF. A iniciativa do grupo surgiu da parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Tecnologia (INCTMN, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), com participação da UFSCar, Unesp, USP e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
Além de sua versão principal, que pode ser jogada online a partir deste link, o jogo conta também com um mini-game, onde o jogador precisa encontrar os sete erros dentro das imagens do game.
Gabriel Lima, desenvolvedor do grupo, diz que foi criado um ambiente mais desafiador e diversificado ao game, baseado no raciocínio lógico e ágil. O jogo agora contem fases mais curtas, com mais variedade de obstáculos a serem vencidos. Os chefes de fase também foram revistos, tendo seus estágios sutilmente modificados, de forma a enriquecer a experiência, disse.
O número de casos da doença no estado de São Paulo aumentou 61.92% em um mês. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, oito municípios paulistas reúnem 70% dos registros: Americana, Campinas, São Paulo, Jaú, Taubaté, Votuporanga, Santa Bárbara d'Oeste e Osasco. Alexandre Rosenfeld, coordenador técnico do Ludo Educativo, ressalta a importância de desenvolver ferramentas de conscientização sobre o assunto. Nosso objetivo é que a criança tome consciência da necessidade de se combater a dengue, além de aprender as melhores práticas e tomar atitudes dentro e fora de casa, tudo de uma maneira divertida e descontraída, disse.
Os jogos do grupo Ludo Educativo são desenvolvidos pela spin-off Aptor Games, empresa que surgiu a partir do grupo de pesquisa na UFSCar, sob coordenação do professor Elson Longo, diretor do CDMF. A iniciativa do grupo surgiu da parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Tecnologia (INCTMN, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), com participação da UFSCar, Unesp, USP e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
Além de sua versão principal, que pode ser jogada online a partir deste link, o jogo conta também com um mini-game, onde o jogador precisa encontrar os sete erros dentro das imagens do game.
02/06/2014
13:00:00
12/06/2014
23:00:00
Cecília Mazetto
Não
Não
6501