Campus Sorocaba da UFSCar realiza Feira do Livro nos dias 10 e 11 de junho

Sorocaba, São Carlos
A EdUFSCar, editora da Universidade Federal de São Carlos, realiza nos dias 10 e 11 de junho a 2ª edição da Feira do Livro no Campus Sorocaba. O evento, cujo objetivo é propagar a cultura literária e estimular a prática da leitura entre os participantes, recebe este ano estandes de grandes editoras nacionais e promove a palestra "O conto: modos de fazer, modos de usar", proferida por Wilson Alves-Bezerra, escritor, crítico literário e professor no Departamento de Letras (DL) do Campus São Carlos da UFSCar.

Participam da Feira as editoras Record, Companhia das Letras,  Editora 34, L&PM, WMF Martins Fontes, Expressão Popular, Cortez, Publifolha, Blucher e Summus Editorial, além da própria EdUFSCar e da editora da Unesp. Com exceção da Expressão Popular, todas elas oferecerão descontos entre 25 e 40% nas obras comercializadas durante o evento, que é aberto ao público e tem entrada franca.

No dia 11 de junho, às 15 horas, o professor Wilson Alves-Bezerra ministra a palestra "O conto: modos de fazer, modos de usar", em que reflete a origem, particularidades e produção desse gênero narrativo. Wilson antecipa um dos temas que será abordado na palestra, e destaca as diferentes concepções dadas ao conto por ícones mundiais da arte escrita. "O conto tem origens imemoriais. A partir do século XIX, com a produção em massa de revistas e jornais de grande circulação, ele ganha outro caráter e se renova. Edgar Allan Poe diz que o conto 'deve ser lido em uma sentada'. Para Ernest Hemingway, um conto pode ser comparado à ponta de um iceberg. O uruguaio Horacio Quiroga afirma que as primeiras linhas são tão importantes quanto as últimas. Já o argentino Ricardo Piglia tem a tese de que 'um conto conta duas histórias'", compara o docente. No mesmo dia, Wilson Alves-Bezerra lança e autografa o livro de contos "Histórias Zoófilas e outras atrocidades", publicado pela EdUFSCar. O livro reúne 19 estórias que, segundo trecho de resenha do também escritor e crítico literário Luiz Bras, publicada no jornal Folha de S. Paulo, são "narrativas impressionantes, povoadas de bizarrices e dominadas pelo registro cultural de diferentes regiões das Américas". 

A Feira do Livro do Campus Sorocaba da UFSCar acontece das 10 às 22 horas no dia 10 de junho e das 9 às 17 horas no dia 11 de junho, no saguão do edifício de Gestão Acadêmica do campus Sorocaba. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. O endereço é Rodovia João Leme dos Santos, km 110 - bairro do Ititnga. Mais informações pelo email eventos-edufscar@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-9622.


EdUFSCar - A Editora Universitária da UFSCar publicou seus primeiros livros em 1993.  Desde então, vem lançando em média dez livros por ano. Obteve reconhecimentos importantes vindos da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) por seu trabalho pioneiro deflagrado contra a pirataria editorial. Participa de feiras nacionais e internacionais, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Além disso, a EdUFSCar já lançou obras vencedoras de prêmios e distinções literárias respeitadas, como o Prêmio Jabuti, por cinco vezes; e o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), nas categorias Editoração e Melhor Livro de Ensaios, em 1995. Para mais informações, acesse www.editora.ufscar.br.
02/06/2014
10:00:00
11/06/2014
22:00:00
Lucas Montenegro
Sim
Não
6504