UFSCar promove recepção e curso de Português como Língua Estrangeira para médicos cubanos em São Carlos

São Carlos
Participaram do evento os 26 médicos cubanos do Programa Mais Médicos que atuam nas Unidades de Atenção Básica da Prefeitura Municipal de São Carlos
Dia 26 de junho, o Departamento de Letras (DL) da UFSCar promoveu atividade de recepção para os médicos estrangeiros que chegaram em maio de 2014 a São Carlos para atuar no Programa Mais Médicos para o Brasil. A proposta também marcou o início das atividades de projeto de extensão que é ofertado com o objetivo de colaborar no aperfeiçoamento do uso da Língua Portuguesa destes profissionais.

Participaram da recepção os 26 médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que atuam nas Unidades de Atenção Básica (UBS) da Prefeitura Municipal de São Carlos, além de professores do DL e representantes do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e da Reitoria da Universidade.

Na UFSCar, os médicos participam, de junho a dezembro de 2014, de um curso de Português como Língua Estrangeira (PLE), oferecido em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São Carlos. Na programação desta formação continuada, coordenada por Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, professora do DL, estão previstas 72 horas/aula, ofertadas aos sábados para dois grupos, reunidos por níveis de conhecimento que os médicos apresentem de PLE. Dentre os objetivos da atividade, pretende-se contribuir com o aperfeiçoamento dos conhecimentos de Português dos médicos cubanos, principalmente no que diz respeito à habilidade oral, com ênfase nos contextos de interação médico-paciente, e à produção escrita, com ênfase no gênero acadêmico-científico, visando contribuir para a redação da monografia final da "Especialização em Atenção Básica", que os médicos cursam na Rede UNA-SUS.

Na recepção, os médicos tiveram contatos com tradições brasileiras típicas para o mês de junho no Brasil. Segundo Castelano Rodrigues, a coordenação do curso optou por recepcioná-los com uma Festa Junina, algo que ocorre naturalmente neste momento no País, com diferentes apresentações, mas em todo o território. "Quisemos dar as boas vindas à UFSCar e ao curso com uma festa brasileira que é quase uma unanimidade nacional, com comidas e bebidas típicas, e que eles estão vendo acontecer aqui neste momento", ressaltou a professora.

Representando o Reitor na ocasião, a Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Cláudia Reyes, destacou a política de acolhimento da Universidade aos diferentes públicos estrangeiros com os quais ela tem dialogado, como exemplo também os alunos no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Segundo ela, a iniciativa do DL reforça o compromisso da Instituição com a Saúde do município, fortalece a parceria com a Prefeitura Municipal e cria um ambiente favorável de aprendizagem tanto dos médicos cubanos que irão participar do curso como dos estudantes da Universidades envolvidos na oferta da atividade.

Ao falar sobre o curso, Castelano Rodrigues ressalta que esta é a primeira e ainda única iniciativa no País a ofertar uma formação continuada para os médicos estrangeiros. Na elaboração da proposta, ela e o professor Wilson Alves-Bezerra partiram de suas experiências no grupo que organiza o acolhimento destes profissionais no Brasil. Ao chegarem, eles passam por um curso de 120 horas e uma avaliação. Somente após a aprovação neste estágio, os médicos são encaminhados para o destino onde irão atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). O módulo de Português desta recepção tem a coordenação, além da UFSCar, das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Bahia (UFBA), de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Até o momento já foram formados mais de 13 mil médicos, em cursos ofertados em seis ocasiões, em diversas localidades do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Brasília e Salvador.

Para 2015 está prevista uma nova oferta do curso. Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas no DL, pelo telefone (16) 3351-8358.

Mais Médicos - O Programa do Governo Federal faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Também prevê a expansão do número de vagas de Medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil. Os cubanos estão dentre outros profissionais brasileiros e estrangeiros convocados para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Mais informações sobre o programa podem ser obtidas em http://maismedicos.saude.gov.br.
01/07/2014
14:00:00
08/07/2014
22:00:00
Rodrigo Botelho
Sim
Não
6553