Proposta do Proposta do DEQ é aprovada para participar da Operação Porta do Sol do Projeto Rondon

São Carlos
Proposta enviada pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFSCar para o Projeto Rondon foi aprovada na Operação Porta do Sol. A Operação, que acontece em janeiro de 2015 na cidade de Araruna, na Paraíba, terá a presença da equipe da UFSCar formada por oito alunos de diferentes cursos, pelo professor Adilson José da Silva e sob coordenação de Fábio Bentes Freire, ambos docentes do DEQ.

A proposta enviada visa atuar no conjunto B de ações relacionadas aos temas de meio ambiente, trabalho, comunicação e tecnologia e produção. Serão realizadas oficinas tecnológicas, como construção de fossas sépticas, biodigestores e composteiras; oficinas na linha de divulgação de programas de incentivo do Governo Federal e noções de informática; criação de blogs e oficina de fotografia básica, com passeios fotográficos; dentre outras atividades. Para a realização do projeto, a equipe da UFSCar conta os professores responsáveis, os alunos José Artur e Otávio, do curso de Engenharia de Produção; Bárbara e Regiane, da Enfermagem; Ana Luisa e Wilson, da Engenharia Química; Ligia, da Engenharia de Materiais; e Yasmim, do curso de Ciências Econômicas, do Campus Sorocaba.

A seleção para as operações do Projeto Rondon acontecem a partir de convite do projeto às Universidades. O convite detalha o local e o período de realização da operação, as ações a serem realizadas, o cronograma de atividades, as responsabilidades do Ministério da Defesa e da Instituição de Ensino Superior, entre outras informações. Para participar as instituições de educação superior (IES) devem se cadastrar no site do Projeto Rondon e anexar uma proposta de trabalho detalhando como serão realizadas as ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde (conjunto A) ou nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho (conjunto B). A partir das propostas enviadas uma equipe é selecionada para a realização da operação em cada um dos municípios envolvidos. As operações acontecem nos meses de janeiro e julho de cada ano, no período de férias escolares . 

O Projeto Rondon é uma proposta interministerial de integração social coordenada pelo Ministério da Defesa com suporte das Forças Armadas e se constitui como um espaço de interação de saberes entre universitários e comunidade. A participação da universidade nesta proposta visa também contribuir para a formação de futuros profissionais comprometidos com a busca de soluções para os problemas nacionais por meio de atividades em prol da construção da cidadania e do desenvolvimento local sustentável dos municípios participantes.

Mais informações podem ser obtidas no site do Projeto Rondon.
02/07/2014
9:00:00
18/07/2014
22:00:00
Débora Taño
Sim
Não
6562