Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres lança obra sobre diferentes aspectos dos conflitos ambientais contemporâneos no Brasil

São Carlos
Lançamento da coletânea ocorre em Natal, RN, durante a 29ª Reunião Brasileira de Antropologia
No dia 3 de agosto, durante a 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, em Natal, RN, ocorre o lançamento da coletânea "Formas de Matar, de Morrer e de Resistir: limites da resolução negociada de conflitos ambientais", publicada no âmbito da parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped) da UFSCar e o Núcleo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Capa do livro 'Formas de matar, de morrer e de resistir', organizado por Andrea Zhouri e Norma ValencioA obra, organizada pelas coordenadoras dos grupos, respectivamente Norma Felicidade Valencio, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar, e Andrea Zhouri, do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG, é resultado de seminário do mesmo nome, realizado em Belo Horizonte, MG, em novembro de 2012, e aborda diferentes aspectos dos conflitos ambientais contemporâneos no Brasil.

Publicado pela Editora da UFMG, o livro conta com 13 capítulos de autores de instituições acadêmicas como UFSCar, UFMG, USP, PUC-SP, UFF, UFAC UFRGS, além de instituições da sociedade civil organizada e do Ministério Público de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os capítulos estão organizados em partes. Na primeira é abordada a flexibilização de direitos, novos enquadramentos normativos e justiça ambiental. A segunda parte tem como título o "Banco Mundial e Governança: Desafios para a garantia dos direitos em contextos socioambientais críticos".

Em linhas gerais, o livro trata de processos de resolução negociada de conflitos ambientais em curso no Brasil e de seus limites. Os autores consideram as técnicas de governo estruturadas no âmbito de instituições financeiras globais inapropriadas para tratar de processos históricos e políticos que envolvem a diversidade humana no país e as condições de desigualdade às quais as pessoas nestas situações de conflito estão submetidas.

A coletânea está disponível para compra junto à Editora UFMG. Para pedidos ou consulta ao catálogo, contatos podem ser mantidos pelo e-mail vendasonline@editora.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-3880.
30/07/2014
13:00:00
03/08/2014
22:00:00
Rodrigo Botelho
Não
Não
6586