Projeto +Telecentros lança publicações sobre inclusão digital no dia 13 de agosto

Sorocaba
Evento de lançamento terá debates sobre articulação de redes, produção de tecnologia e projetos de extensão em universidades públicas
O "+Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital", projeto de extensão do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Campus Sorocaba da UFSCar, lança no dia 13 de agosto a coleção "Cadernos +Telecentros" e o livro "Novos caminhos da inclusão digital". Ambos os trabalhos apresentam um panorama do que foi desenvolvido nos eixos temáticos do projeto: Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), Acessibilidade, Dispositivos Móveis, Lixo Eletrônico e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Segundo a professora Teresa Melo, coordenadora do projeto, nestas publicações estão registrados os objetivos, metodologias, desafios e resultados do trabalho em cada eixo, de maneira a apresentar às pessoas interessadas em inclusão digital um panorama bastante amplo da questão. "Acreditamos que os leitores poderão perceber a complexidade e abrangência do tema, assim como a nossa preocupação em trazer, ao longo de todo o trabalho, a interação entre tecnologia e relações humanas para o centro desse debate e dessas ações”, explica a docente.

Entre os estudos e trabalhos desenvolvidos ao longo dos dois anos de projeto, está o aplicativo "SMS Social", utilizado para mensagens de texto por celular entre Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Estado do Rio de Janeiro e seus usuários. O objetivo foi implementar um aplicativo que, por meio de tecnologias móveis, potencializasse a interação entre os Centros e a comunidade. As funcionalidades oferecidas pelo software envolveram enquetes sobre cursos, recados de usuários para confirmação de presença nas atividades, atendimento direto com agentes de serviço social, anúncios coletivos com informes importantes e dados sobre os serviços oferecidos. O projeto também realizou encontros como o "Seminário de Inclusão Digital e Acessibilidade", que reuniu gestores públicos e a sociedade civil no Ministério das Comunicações, em Brasília, para discutir como investimentos em inclusão digital influenciam a vida de pessoas com deficiência. "Incluir digitalmente é apresentar às pessoas mais uma maneira de estar em sociedade, desde ter acesso a informações até a construção de redes, colocá-los em contato", destaca Teresa Melo.

O evento de lançamento da coleção "Cadernos +Telecentros" e do livro "Novos caminhos da inclusão digital" acontece no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar, localizado na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, bairro Santa Rosália. O início está previsto para as 16 horas, com roda de conversa sobre a articulação de redes e produção de tecnologia. O lançamento da coleção e do livro acontece às 19 horas. Ambas as publicações serão cedidas aos presentes no lançamento e a bibliotecas de universidades públicas do Brasil. Às 20 horas, haverá uma mesa-redonda para discussão do tema "Projetos de extensão nas universidades públicas brasileiras", com a presença da Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, Cláudia Maria Simões Martinez. A mesa conta também com a presença do professor Antonio Fernando Gouvêa, também do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), que aborda a perspectiva de Paulo Freire nas ações de extensão universitária. A entrada é gratuita e aberta a todo o público interessado no tema, sem necessidade de inscrição.

+Telecentros
O projeto de extensão "+Telecentros: educação, tecnologia e cultura pela inclusão digital" foi realizado em parceria com o Ministério das Comunicações e teve como objetivo colaborar nos processos de constituição de rede entre atuais e potenciais parceiros da Secretaria de Inclusão Digital do Governo Federal. Teve a participação de uma equipe heterogênea, que contou com docentes e bolsistas de graduação da UFSCar de diversos cursos e consultores externos ligados aos eixos propostos. "É preciso destacar a formação do grupo, que agregou 43 pessoas colaboradores do processo, vindos de diversas áreas do conhecimento – Letras, Sociologia, Psicologia, Engenharia, Ciência da Computação, Biologia - e reunidos pelo tema a partir de seus espaços de atuação e estudos”, lembra Teresa Melo. O projeto partiu do princípio de que as políticas públicas de inclusão digital, aliadas às tecnologias de Internet, são meios capazes de promover a democratização do acesso ao conhecimento e a efetivação dessas políticas nas redes envolvidas em sua execução.
04/08/2014
13:00:00
13/08/2014
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Lucas Montenegro
Sim
Não
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