Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais acontece na UFSCar

São Carlos
O baixo desempenho de alunos nos anos iniciais da Educação, principalmente com relação ao aprendizado de Matemática, aponta a necessidade de se desenvolver medidas que ajudem a melhorar as condições de ensino e aprendizagem da matéria. Como destacado nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo, em muitas ocasiões, provoca duas sensações contraditórias, por parte de quem a ensina e também por parte de quem a aprende: de um lado, a constatação de que se trata de uma área de conhecimento extremamente importante; de outro, a insatisfação diante dos resultados obtidos pelos estudantes. Buscando promover novas formas de aprendizagens aos professores e ampliar aquilo que foi desenvolvido em sua formação inicial, algumas iniciativas de formação continuada, como Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepes) e o próprio Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), são desenvolvidas na UFSCar.

Com o objetivo de complementar essas atividades e ser um espaço de discussão sobre as preocupações relativas à Matemática, geradas na formação de professores e na experiência de docentes que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, nos dias 8 e 9 de agosto acontece no Campus São Carlos da UFSCar o II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. Professores, estudantes de graduação, pós-graduandos, pesquisadores da área e demais interessados estão convidados a participar do Encontro para refletir sobre o atual momento do ensino e se apropriar de referenciais teórico-metodológicos emergentes em nível internacional a respeito da formação e atuação de profissionais que ensinam a Matemática.

A função que essa matéria desempenha na formação básica do cidadão e o papel do trabalho docente nessa área do conhecimento serão foco das conferências, proferidas por educadores com vasta experiência na formação de professores, oficinas, palestras temáticas e mesas-redondas, além de apresentação de comunicações científicas, que acontecem no Encontro. A conferência de abertura, que ocorre no dia 8 de agosto, será ministrada pela professora Isolina Oliveira, docente da Universidade Aberta de Lisboa. Retratando estudos realizados em Portugal, a pesquisadora aborda “A Matemática nos anos iniciais: o que nos diz a investigação?”. Já na conferência de encerramento, a professora Adair Mendes Nacarato, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, desenvolverá a temática “A organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática”.

As quatro mesas-redondas que acontecem durante o evento abordam a “Alfabetização matemática na idade certa”; “Formação de Professores dos anos iniciais na Modalidade a Distância”; a “Educação matemática na infância”; e a “Comunicação matemática nos primeiros anos de escolarização”. Já as oficinas apresentam temas variados, como tecnologia informática no ensino, desenvolvimento do pensamento probabilístico, o uso de calculadoras nas aulas, a Matemática nos anos iniciais conectada com as histórias infantis, geometria, jogo nas aulas e atividades de leitura e escrita, dentre outras.

O período de inscrições já foi encerrado. Mais informações, como a programação completa, estão disponíveis em http://sites.google.com/site/educacaomatematicaanosiniciais. O II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais é uma promoção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFSCar. Mais informações pelo email matematicaseriesiniciais@gmail.com.
06/08/2014
13:00:00
09/08/2014
22:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
6602