UFSCar promove atividades de formação destinadas a professores ingressantes na Instituição
Araras, Sorocaba, São Carlos
Objetivo é contribuir para que o professor possa desenvolver postura crítico-reflexiva sobre o Ensino Superior e a realidade da Universidade
Como parte de seu Programa de Formação Continuada de Docentes, a UFSCar promove, a partir do dia 18 de agosto, mais uma atividade de formação destinada aos professores ingressantes na Universidade. O objetivo é contribuir para que o professor possa desenvolver postura crítico-reflexiva sobre o Ensino Superior e a realidade da UFSCar, bem como sobre as práticas docentes individuais e coletivas.
Esta prática na Instituição tem sido recorrente. Nos anos 2009, 2010 e 2011 já ocorreram diversos momentos formativos, como ciclos de palestras, destinados aos docentes que ingressaram nestes respectivos anos. Já em 2014 as atividades formativas serão desenvolvidas na modalidade a distância, por meio da plataforma Moodle, possibilitando que o professor ingressante realize atividades individuais e coletivas, seguindo por caminhos de aprendizagem de acordo com o seu interesse e ritmo de formação.
As ações são organizadas pela Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar. Segundo Cláudia Reyes, Pró-Reitora de Graduação da Universidade, a proposta é oferecer "mais uma atividade para o desenvolvimento profissional de docentes universitários que ingressaram na UFSCar, trazendo elementos para o exercício da docência, destacando-se a relação entre teoria e prática, bem como a articulação entre ensino, pesquisa e extensão".
A expectativa é que participem desta formação aproximadamente cem professores que ingressaram na UFSCar em 2012 e 2013 e que se encontram em período de estágio probatório, vinculados aos Centros Acadêmicos da Universidade. Reyes destaca que a contratação destes professores é reflexo das políticas públicas brasileiras que ampliaram o número de vagas na Educação Superior, dentre elas o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o que permitiu que as universidades contratassem novos docentes. "A adesão da UFSCar ao REUNI contribuiu para que nossa Universidade ampliasse as ações direcionadas aos docentes, possibilitando um processo contínuo de acompanhamento, reflexão e discussão coletiva sobre suas atividades profissionais, de modo a desempenhá-las com autonomia e segurança", destaca a Pró-Reitora.
Segundo dados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), 305 vagas de docentes foram direcionadas para UFSCar no período de 2009 a 2013 no âmbito do REUNI. O aumento deste quadro de pessoal teve como objetivo principal atender a implantação de 20 novos cursos e a expansão de 16 cursos de graduação existentes. Além destas vagas, 189 novas vagas foram autorizadas para contratação de servidores técnico-administrativos no mesmo período.
As atividades formativas para os novos docentes estão sendo desenvolvidas por meio de parceria com Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), via Portal dos Professores e plataforma Moodle, possibilitando que o professor ingressante realize atividades individuais e coletivas a distância, seguindo por caminhos de aprendizagem de acordo com o seu interesse e ritmo de formação. Visando atender os técnico-administrativos, a ProGPe também tem organizado momentos de recepção aos novos servidores.
Esclarecimentos sobre as atividades programadas para os docentes neste semestre podem ser obtidos na DiDPed pelo telefone (16) 3306-6501 e 3351-8434 ou pelo email didped@ufscar.br. Outras informações sobre as contratações de novos servidores docentes e técnico-administrativos podem ser obtidas no site da ProGPe.
Esta prática na Instituição tem sido recorrente. Nos anos 2009, 2010 e 2011 já ocorreram diversos momentos formativos, como ciclos de palestras, destinados aos docentes que ingressaram nestes respectivos anos. Já em 2014 as atividades formativas serão desenvolvidas na modalidade a distância, por meio da plataforma Moodle, possibilitando que o professor ingressante realize atividades individuais e coletivas, seguindo por caminhos de aprendizagem de acordo com o seu interesse e ritmo de formação.
As ações são organizadas pela Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar. Segundo Cláudia Reyes, Pró-Reitora de Graduação da Universidade, a proposta é oferecer "mais uma atividade para o desenvolvimento profissional de docentes universitários que ingressaram na UFSCar, trazendo elementos para o exercício da docência, destacando-se a relação entre teoria e prática, bem como a articulação entre ensino, pesquisa e extensão".
A expectativa é que participem desta formação aproximadamente cem professores que ingressaram na UFSCar em 2012 e 2013 e que se encontram em período de estágio probatório, vinculados aos Centros Acadêmicos da Universidade. Reyes destaca que a contratação destes professores é reflexo das políticas públicas brasileiras que ampliaram o número de vagas na Educação Superior, dentre elas o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o que permitiu que as universidades contratassem novos docentes. "A adesão da UFSCar ao REUNI contribuiu para que nossa Universidade ampliasse as ações direcionadas aos docentes, possibilitando um processo contínuo de acompanhamento, reflexão e discussão coletiva sobre suas atividades profissionais, de modo a desempenhá-las com autonomia e segurança", destaca a Pró-Reitora.
Segundo dados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe), 305 vagas de docentes foram direcionadas para UFSCar no período de 2009 a 2013 no âmbito do REUNI. O aumento deste quadro de pessoal teve como objetivo principal atender a implantação de 20 novos cursos e a expansão de 16 cursos de graduação existentes. Além destas vagas, 189 novas vagas foram autorizadas para contratação de servidores técnico-administrativos no mesmo período.
As atividades formativas para os novos docentes estão sendo desenvolvidas por meio de parceria com Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), via Portal dos Professores e plataforma Moodle, possibilitando que o professor ingressante realize atividades individuais e coletivas a distância, seguindo por caminhos de aprendizagem de acordo com o seu interesse e ritmo de formação. Visando atender os técnico-administrativos, a ProGPe também tem organizado momentos de recepção aos novos servidores.
Esclarecimentos sobre as atividades programadas para os docentes neste semestre podem ser obtidos na DiDPed pelo telefone (16) 3306-6501 e 3351-8434 ou pelo email didped@ufscar.br. Outras informações sobre as contratações de novos servidores docentes e técnico-administrativos podem ser obtidas no site da ProGPe.
13/08/2014
13:00:00
20/08/2014
22:00:00
Rodrigo Botelho
Não
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