Estudante da UFSCar recebe prêmio por trabalho na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
São Carlos
Pesquisa realizada por um estudante do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar foi premiada no XXXVII Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Documentação e Gestão da Informação, realizado na Universidade de Brasília (UnB). Walison Aparecido de Oliveira mapeou estudos sobre Bibliometria apresentados nos principais eventos científicos da área de Ciência da Informação.
A Bibliometria é um campo das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar o curso da comunicação escrita. Dentre as possibilidades de aplicação do uso da bibliometria pode-se, por exemplo, medir o impacto das publicações e dos serviços de disseminação da informação, estimar a cobertura das revistas científicas, identificar autores e instituições mais produtivos, dentre outros.
O trabalho "Estudos bibliométricos em encontros estudantis: mapeamento dos trabalhos apresentados nos ENEBDs e EREBDs", foi realizado por Walison em parceria com Felipe Mozart Nascimento, aluno do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Segundo Walison, a ideia de realizar o levantamento surgiu a partir de conversas informais que apontavam que a área da Bibliometria é pouco apresentada nos cursos de graduação de Biblioteconomia.
Os estudantes usaram como base os anais dos dois últimos anos dos eventos para encontrar os trabalhos sobre o tema. Os resultados apontam que o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar se destacou na elaboração de trabalhos com essa temática nos encontros estudantis. Notamos que os cursos que apresentaram mais trabalhos têm a Bibliometria como disciplina obrigatória na grade curricular, como é o caso da UFSCar, explica Walison.
A pesquisa também tinha como objetivo estabelecer relações entre as grades curriculares, linhas de pesquisas dos docentes e grupos de pesquisas com os trabalhos apresentados nos eventos. Walison relata que o mapeamento mostra que há relação entre os temas dos trabalhos apresentados com a área de pesquisa dos docentes. Por exemplo, os estudantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar apresentam mais trabalhos nas áreas de Educação e Ciência dos Materiais, pois são as duas maiores áreas de linhas de aplicação de Bibliometria do curso na Universidade, relata o estudante.
Walison afirma que a importância de ganhar um prêmio como esse está na divulgação dessa área para outros colegas de curso do Brasil. O estudante conta também que se sentiu feliz por representar a UFSCar em uma outra Universidade e ser premiado entre os 100 trabalhos apresentados no Encontro. Para Zaira Zafalon, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar e coordenadora do curso, receber um prêmio como esse indica que os objetivos quanto à formação profissional e de iniciação científica dos alunos têm sido atendidos. Ficamos orgulhosos com a conquista do Walison e do Felipe diante do destaque recebido entre os 48 cursos de bacharelado existentes no Brasil, sendo 23 em instituições federais, comemora a professora.
Segundo Zaira, a grade curricular do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, que foi atualizada em 2013, apresenta novidades voltadas às aplicações tecnológicas nos mais variados ambientes informacionais, tanto analógicos como digitais. A grade também tem se mostrado alinhada ao mercado, às pesquisas e às competências necessárias para que o bibliotecário também possa atuar como profissional autônomo. Mais informações no site do DCI em www.bci.ufscar.br.
A Bibliometria é um campo das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar o curso da comunicação escrita. Dentre as possibilidades de aplicação do uso da bibliometria pode-se, por exemplo, medir o impacto das publicações e dos serviços de disseminação da informação, estimar a cobertura das revistas científicas, identificar autores e instituições mais produtivos, dentre outros.
O trabalho "Estudos bibliométricos em encontros estudantis: mapeamento dos trabalhos apresentados nos ENEBDs e EREBDs", foi realizado por Walison em parceria com Felipe Mozart Nascimento, aluno do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). Segundo Walison, a ideia de realizar o levantamento surgiu a partir de conversas informais que apontavam que a área da Bibliometria é pouco apresentada nos cursos de graduação de Biblioteconomia.
Os estudantes usaram como base os anais dos dois últimos anos dos eventos para encontrar os trabalhos sobre o tema. Os resultados apontam que o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar se destacou na elaboração de trabalhos com essa temática nos encontros estudantis. Notamos que os cursos que apresentaram mais trabalhos têm a Bibliometria como disciplina obrigatória na grade curricular, como é o caso da UFSCar, explica Walison.
A pesquisa também tinha como objetivo estabelecer relações entre as grades curriculares, linhas de pesquisas dos docentes e grupos de pesquisas com os trabalhos apresentados nos eventos. Walison relata que o mapeamento mostra que há relação entre os temas dos trabalhos apresentados com a área de pesquisa dos docentes. Por exemplo, os estudantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar apresentam mais trabalhos nas áreas de Educação e Ciência dos Materiais, pois são as duas maiores áreas de linhas de aplicação de Bibliometria do curso na Universidade, relata o estudante.
Walison afirma que a importância de ganhar um prêmio como esse está na divulgação dessa área para outros colegas de curso do Brasil. O estudante conta também que se sentiu feliz por representar a UFSCar em uma outra Universidade e ser premiado entre os 100 trabalhos apresentados no Encontro. Para Zaira Zafalon, docente do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar e coordenadora do curso, receber um prêmio como esse indica que os objetivos quanto à formação profissional e de iniciação científica dos alunos têm sido atendidos. Ficamos orgulhosos com a conquista do Walison e do Felipe diante do destaque recebido entre os 48 cursos de bacharelado existentes no Brasil, sendo 23 em instituições federais, comemora a professora.
Segundo Zaira, a grade curricular do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, que foi atualizada em 2013, apresenta novidades voltadas às aplicações tecnológicas nos mais variados ambientes informacionais, tanto analógicos como digitais. A grade também tem se mostrado alinhada ao mercado, às pesquisas e às competências necessárias para que o bibliotecário também possa atuar como profissional autônomo. Mais informações no site do DCI em www.bci.ufscar.br.
18/08/2014
13:00:00
29/08/2014
22:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
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