Pós-Graduação em Ciência Política realiza edição do ciclo Machiavéllicas sobre relação entre Brasil e Inglaterra no período da ditadura militar

São Carlos
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) realiza no dia 27 de agosto uma nova edição do ciclo Machiavéllicas. Com o tema “Segredos de Estado: o governo britânico e a tortura no Brasil (1969-1976)”, o encontro trata das relações entre Brasil e Inglaterra no período da ditadura militar. Para participar não é necessário realizar inscrição prévia e a atividade é aberta a todos os interessados.

A palestra, ministrada pelo professor João Roberto Martins Filho, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, aborda questões até então pouco estudadas como os interesses comerciais britânicos em relação ao Brasil. Ao tratar do período da ditadura militar, a literatura sobre relações internacionais privilegiou até hoje as relações Brasil-Estados Unidos e pouco sobre a relação com as democracias europeias. Durante pesquisa de seis meses em arquivos britânicos, foi possível desvendar as íntimas relações entre Brasil e Grã-Bretanha nos anos 1969-1976. Interessada no comércio brasileiro, a diplomacia britânica fechou os olhos à tortura e, diante das pressões da opinião pública interna, defendeu muitas vezes o governo brasileiro, negando que houvesse sistemática violação dos direitos humanos no Brasil - ao mesmo tempo em que a Anistia Internacional, sediada em Londres, escolhia o Brasil como um dos principais casos de sua campanha contra a tortura.

O evento acontece na sala da UEIM, localizada no edifício do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos, a partir das 10 horas.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8415.
22/08/2014
13:00:00
27/08/2014
12:00:00
Débora Taño
Não
Não
6647