Cineclube Sinergia da UFSCar exibe este mês 11 curta-metragens sobre o 11 de setembro

Sorocaba
Objetivo é discutir as diferentes concepções estéticas e técnicas cinematográficas de produtores de diversos países
No mês de setembro, as sessões "Curta na Quinta" do Cineclube Sinergia apresentam 11 curta-metragens sobre o atentado aéreo ocorrido em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Os curtas compõem a coletânea "11"09'01 - 11 Perspectivas", de 2002, que traz o ponto de vista de 11 diretores de 11 países sobre um dos principais fatos ocorridas na história contemporânea: o ataque atribuído ao grupo fundamentalista islâmico Al-Qaeda contra as Torres Gêmeas, então símbolo de poderio econômico, e contra o Pentágono, centro de inteligência estratégica e militar estadunidense. A obra recebeu o prêmio especial do Festival de Cannes em 2012.

O objetivo da mostra é utilizar estes curtas-metragens como mote para discutir as diferentes concepções estéticas e técnicas cinematográficas dos países que participaram da produção. A primeira sessão da série acontece no dia 4 de setembro, e traz os curta-metragens das diretoras Samira Makhmalbaf, do Irã, e dos diretores Claude Lelouch, da França, e Idrissa Ouedraogo, de Burkina Faso, sobre os acontecimentos daquela manhã de 2001. Samira Makhmalbaf mostra uma professora que tenta explicar o ataque a um grupo de crianças. Claude Lelouch, por sua vez, descreve as reações de vários surdos que testemunharam o atentado.

No dia 11 de setembro será a vez dos diretores Ken Laoch, do Reino Unido, Youssef Chahine, do Egito, e Danis Tanovic, da Bósnia-Herzegovina, terem seus curtas sobre o tema exibidos no "Curta na Quinta". Youssef Chahine apresenta a perspectiva que o Oriente Médio teve do ataque. Já os diretores Danis Tanovic e Ken Loach relacionam a data do atentado a outros acontecimentos importantes. Tanovic lembra do dia 11 de julho de 1995, quando ocorreu o massacre contra bósnios muçulmanos em Srebrnica, e Ken Loach rememora que Salvador Allende foi deposto do governo chileno exatamente em 11 de setembro de 1973.

A sessão tem continuidade no dia 18 de setembro com a mostra do curta estadunidense que aborda a vida de uma viúva que morava à sombra das duas torres desabadas, sob a ótica do diretor Sean Penn; a interpretação do israelense Amos Gitai sobre o papel da mídia no processo de informação de significado internacional; e de Alejandro González Iñárritu, que apresenta 11 minutos de preces na escuridão. Para encerrar a mostra, no dia 25 de setembro, será apresentada a produção do cineasta Shonei Imamura, sobre as memórias japonesas da Segunda Guerra Mundial, e a abordagem de Mira Nair, da Índia, que mostra os problemas das minorias étnicas.

As sessões do "Curta na Quinta" começam sempre às 18 horas, na sala 124 F do edifício ATLab. A entrada é gratuita e aberta a todo o público, sem necessidade de inscrição prévia. A agenda completa de setembro pode ser conferida no cartaz de programação do "Curta na Quinta". Mais informações podem ser obtidas na página do Cineclube Sinergia no facebook.
04/09/2014
13:00:00
25/09/2014
18:00:00
Lucas Montenegro
Não
Não
6680