LASEM realiza Encontro com a Rede de Sementes do Xingu nesta sexta-feira, 5 de setembro

Sorocaba
Evento contará com a presença de indígenas do Parque Indígena do Xingu e agricultores familiares
O Laboratório de Sementes e Mudas Florestais (LASEM) do Campus Sorocaba da UFSCar realiza no dia 5 de setembro um encontro com a Rede de Sementes do Xingu, organização não-governamental formada por produtores comunitários e grupos indígenas para a colheita e produção de sementes na região do Mato Grosso, atuando na restauração de áreas degradadas do Cerrado e da Floresta Amazônica. O objetivo do Encontro é trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido pelas equipes e possibilitar aos participantes um maior conhecimento sobre a parceria que está sendo formalizada entre a Rede de Sementes e o LASEM.

O evento contará com a presença de indígenas do Parque Indígena do Xingu e agricultores familiares, que farão uma visita aos plantios de restauração e ao Banco Genético do viveiro florestal do Campus Sorocaba. A cartilha "Coletar, manejar e armazenar: as experiências da Rede de Sementes do Xingu", editada pelo Instituto Sócio Ambiental em parceria com o LASEM, será lançada no Encontro.

A atividade tem início às 11 horas, no Laboratório de Inventário e Ecologia (Laieco), localizado na sala 10 do edifício ATLab. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados no tema. Será feita a emissão de certificado aos participantes. A programação completa pode ser conferida no cartaz de divulgação do Encontro.

LASEM - O Laboratório de Sementes e Mudas Florestais do campus Sorocaba da UFSCar  reúne professores e alunos para atuarem na transformação das sementes florestais em um produto gerador de processos de trabalho e renda para comunidades. Atua na geração de material didático e na formação de coletores em oficinas ministradas aos agricultores comunitários e colhedores. Além disto, realiza pesquisas para o controle da qualidade de sementes florestais. Tem apoio de vários órgãos financiadores, como o Ministério do Meio Ambiente, o SOS Mata Atlântica e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outros.
04/09/2014
13:00:00
05/09/2014
12:00:00
Lucas Montenegro
Não
Não
6683