Mesa de debates discute obra do poeta Claudio Willer

São Carlos
Debate marca 50 anos de trajetória literária de Claudio Willer
A Coordenadoria de Cultura da UFSCar, em parceria com a Unesp de Araraquara, realiza uma mesa de debates sobre a obra do poeta, tradutor e ensaísta Claudio Willer, no dia 16 de setembro, às 19 horas, no Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), no edifício AT2, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. O evento é uma homenagem aos 50 anos da estreia literária de Willer, com a publicação "Anotações para um apocalipse", de 1964.

Na ocasião haverá palestra do poeta Claudio Daniel, que debaterá com a professora do Departamento de Letras da UFSCar, Rejane Rocha, sobre a obra de Willer e sua geração. Ao final, Willer lerá seus poemas e autografará seu mais recente livro “Os Rebeldes: geração beat e anarquismo místico” (L&PM, 2014). Segundo informações da editora, na obra, Willer aborda a dimensão mística e revela a história dos personagens-personalidades que transcenderam os próprios limites e os de sua época.

Geração Beat
O autor Claudio Wiiler é vinculado a movimentos literários como o surrealismo e a geração beat. De acordo com a editora LP&M, que edita alguns livros de Willer, a geração beat foi uma vanguarda artística com ramificações na música e na fotografia na cultura norte-americana dos anos 50. Manifestou-se por meio de um grupo de jovens escritores que extrapolaram a arte e a vida transformando-as numa explosão criativa. A rejeição aos padrões tradicionais, as inovações de estilo, a experiência com drogas em busca da sublimação espiritual e o interesse pela religião oriental foram o estopim e um dos grandes diferenciais desse movimento. Alguns nomes do movimento  são Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William Burroughs, Neal Cassady, Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti, Carl Solomon, entre muitos outros.
11/09/2014
13:00:00
16/09/2014
22:00:00
Denise Britto
Não
Não
6705