Professor do DEE recebe prêmio de melhor trabalho em simpósio internacional

São Carlos
O professor Helder Vinícius Avanço Galeti, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, recebeu o prêmio de melhor trabalho após apresentação no 29th Symposium on Microelectronics Technology and Devices (29º Simpósio sobre Dispositivos e Tecnologia Microeletrônica), ocorrido entre 1º e 5 de setembro em Aracaju, Estado de Sergipe. Além do DEE, o trabalho teve a colaboração de pesquisadores do Departamento de Física (DF) da UFSCar e do Instituto de Física da Unicamp.

O trabalho é intitulado "Circular polarization in n-type resonant tunneling diodes with Si delta-doping in the quantum well" ("Polarização circular em diodos de tunelamento ressonante tipo-n com delta-doping de Si no poço quântico") e foi avaliado por um Comitê Científico baseado em pareceres de revisores.

O SBMicro Symposium é um fórum internacional dedicado à fabricação e modelagem de microssistemas, circuitos integrados e dispositivos, que acontece anualmente no Brasil. O objetivo do evento é reunir pesquisadores em áreas como processo, materiais, caracterização, modelagem, circuitos e microssensores.

Segundo o professor Galeti, "a área de pesquisa em microeletrônica tem se fortalecido na UFSCar a partir da implementação do curso de graduação em Engenharia Elétrica, com novos professores contratados recentemente,  o que permite ampliar a pesquisa, a inovação e a formação de pessoal especializado nesse campo estratégico para o desenvolvimento do País".

Os melhores trabalhos apresentados no simpósio serão convidados a apresentar novamente uma versão estendida para publicação no Jornal de Circuitos Integrados e Sistemas e, também, na biblioteca digital da IEEE, uma plataforma digital da editora IEEE, com um acervo que engloba as áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, Engenharias com ênfase em Engenharia Elétrica e Tecnologias da Informação e Engenharia da Computação e Física.

Autores
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos de doutorado Leonilson K. S. Herval e Vanessa O. Gordo, do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFSCar, com orientação da professora Yara G. Gobato, a partir de uma colaboração com a docente Maria J.S.P Brasil, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, e professor Galeti, do DEE da UFSCar, que redigiu o trabalho e também colaborou com as medições experimentais. As amostras foram fornecidas pelo professor Mohamed Henini e processadas por David Taylor, ambos da School of Physics and Astronomy, Nottingham Nanotechnology and Nanoscience Centre, da University of Nottingham, da Inglaterra.
15/09/2014
13:00:00
22/09/2014
22:00:00
Denise Britto
Não
Não
6714