UFSCar realizará workshops voltados à colaboração internacional em pesquisa nas áreas de Educação Especial e Química
São Carlos
Propostas de docentes da Universidade estão entre as aprovadas em edital conjunto da Fapesp e British Council
Duas propostas da UFSCar estão entre as 16 aprovadas em edital de apoio à realização de workshops de pesquisa com participação de jovens pesquisadores do Estado de São Paulo e do Reino Unido, visando o estabelecimento de futuras colaborações. A chamada de propostas foi realizada em parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o British Council, organização britânica voltada a oportunidades educacionais e relações culturais.
Uma das propostas da UFSCar aprovadas foi "People with disabilities becoming visible: comparing inclusive and special education policies, practices and research in Brazil and UK", apresentada pela docente do Departamento de Psicologia (DPsi) Enicéia Gonçalves Mendes, em parceria com Richard Rose, da University of Northampton. A outra foi "Electrochemical Solutions for Contemporary Problems (ELSOL)", enviada pelo docente do Departamento de Química (DQ) Ernesto Chaves Pereira de Souza, em parceria com Angel Cuesta, da University of Aberdeen. Os workshops acontecerão no Campus São Carlos da UFSCar em março de 2015, com a duração média de cinco dias.
Educação inclusiva
A proposta apresentada por Mendes objetiva discutir práticas e pesquisas da educação inclusiva no Brasil e no Reino Unido e aprofundar a comparação entre as políticas e suas respectivas aplicações nessa área. Os grupos de pesquisa dos dois países envolvidos no workshop estabelecem cooperações desde 2012. Ambos desenvolvem trabalhos bastante consolidados na avaliação de alunos com deficiência, políticas inclusivas e tecnologia assistiva e, durante as atividades do workshop, trocarão experiências sobre como organizam suas linhas de pesquisa, como as políticas definem os espaços específicos de formação de professores e diversas outras características da área de Educação Especial nos dois países.
Métodos eletroquímicos
Já a proposta de Souza visa discutir métodos eletroquímicos e suas possíveis aplicações como, por exemplo, a prevenção da corrosão de materiais metálicos. O docente explica que os workshops têm como principal objetivo iniciar cooperações científicas, uma vez que colocam em contato jovens pesquisadores com objetos de pesquisa comuns. "Eu costumo dizer que boa ciência se faz de boa conversa. O workshop será um momento para que os pesquisadores interajam e possam estabelecer contatos que podem gerar projetos de pesquisa no futuro. Além dos dois pesquisadores coordenadores, um do Estado de São Paulo e um do Reino Unido, também teremos os tutores, que ficam responsáveis por auxiliar os jovens pesquisadores não apenas durante o encontro, mas também futuramente, oferecendo apoio para esses novos projetos que esperamos que surjam", afirma Souza.
Formato
Ao todo, foram aprovadas dez propostas a mais do que o previsto originalmente na chamada, devido à qualidade dos projetos enviados. Até 40 pesquisadores poderão participar de cada workshop: dois coordenadores, um do Reino Unido e um do Estado de São Paulo; quatro mentores, dois do Reino Unido e dois do Estado de São Paulo; e 34 jovens pesquisadores convidados, sendo até 17 do Reino Unido e 17 de São Paulo, que tenham obtido o título de doutor há menos de dez anos. A lista com todas as propostas aprovadas pode ser consultada no site da Fapesp.
Uma das propostas da UFSCar aprovadas foi "People with disabilities becoming visible: comparing inclusive and special education policies, practices and research in Brazil and UK", apresentada pela docente do Departamento de Psicologia (DPsi) Enicéia Gonçalves Mendes, em parceria com Richard Rose, da University of Northampton. A outra foi "Electrochemical Solutions for Contemporary Problems (ELSOL)", enviada pelo docente do Departamento de Química (DQ) Ernesto Chaves Pereira de Souza, em parceria com Angel Cuesta, da University of Aberdeen. Os workshops acontecerão no Campus São Carlos da UFSCar em março de 2015, com a duração média de cinco dias.
A proposta apresentada por Mendes objetiva discutir práticas e pesquisas da educação inclusiva no Brasil e no Reino Unido e aprofundar a comparação entre as políticas e suas respectivas aplicações nessa área. Os grupos de pesquisa dos dois países envolvidos no workshop estabelecem cooperações desde 2012. Ambos desenvolvem trabalhos bastante consolidados na avaliação de alunos com deficiência, políticas inclusivas e tecnologia assistiva e, durante as atividades do workshop, trocarão experiências sobre como organizam suas linhas de pesquisa, como as políticas definem os espaços específicos de formação de professores e diversas outras características da área de Educação Especial nos dois países.
Já a proposta de Souza visa discutir métodos eletroquímicos e suas possíveis aplicações como, por exemplo, a prevenção da corrosão de materiais metálicos. O docente explica que os workshops têm como principal objetivo iniciar cooperações científicas, uma vez que colocam em contato jovens pesquisadores com objetos de pesquisa comuns. "Eu costumo dizer que boa ciência se faz de boa conversa. O workshop será um momento para que os pesquisadores interajam e possam estabelecer contatos que podem gerar projetos de pesquisa no futuro. Além dos dois pesquisadores coordenadores, um do Estado de São Paulo e um do Reino Unido, também teremos os tutores, que ficam responsáveis por auxiliar os jovens pesquisadores não apenas durante o encontro, mas também futuramente, oferecendo apoio para esses novos projetos que esperamos que surjam", afirma Souza.
Ao todo, foram aprovadas dez propostas a mais do que o previsto originalmente na chamada, devido à qualidade dos projetos enviados. Até 40 pesquisadores poderão participar de cada workshop: dois coordenadores, um do Reino Unido e um do Estado de São Paulo; quatro mentores, dois do Reino Unido e dois do Estado de São Paulo; e 34 jovens pesquisadores convidados, sendo até 17 do Reino Unido e 17 de São Paulo, que tenham obtido o título de doutor há menos de dez anos. A lista com todas as propostas aprovadas pode ser consultada no site da Fapesp.
22/09/2014
13:00:00
06/10/2014
18:00:00
Mariana Pezzo
Não
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