Campus Sorocaba da UFSCar realiza, em evento único, Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e Semana do Orgulho LGBT

Sorocaba
Programação conta com exposição fotográfica e de pôsteres, palestras, rodas de conversa, exibição de curtas-metragens e intervenções artísticas
Com o objetivo de debater estudos de gênero e a diversidade sexual no âmbito dos movimentos sociais e das políticas públicas, em perspectivas identitárias e pós-identitárias, o Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Campus Sorocaba da UFSCar promove, entre os dias 6 e 9 de outubro, o 1° Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e a 4ª Semana do Orgulho LGBT. O evento único, que congregará o Simpósio e a Semana, tem nesta edição o tema "Identidade, Corpo e Política". A intenção, segundo os organizadores, é estabelecer um diálogo sobre a constituição dos corpos e discursos que se conectam para produzir identidades dissidentes da matriz heteronormativa e da constituição histórica da masculinidade hegemônica. "A universidade precisa discutir este fenômeno por meio de ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, para que também possa contribuir para superação das desigualdades, exclusão e violência da população LGBT", diz a professora Viviane Melo de Mendonça, do DCHE, integrante da comissão organizadora do evento.

Segundo a docente, é notória a negação dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil. Inclusive em diversos espaços institucionais - escolas, universidades, comércios e igrejas - onde "o preconceito e a intolerância em relação à orientação sexual e identidade de gênero ainda são muito presentes". Em reunião realizada no dia 29 de agosto, o Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar aprovou, por unanimidade, regulamentação que assegura o direito de uso do nome social a estudantes, servidores ou qualquer outra pessoa transexual ou travesti que tenha vínculo temporário ou estável com a Universidade. "Esta é uma conquista de direitos LGBT, mas precisamos continuar avançando em todos os espaços da sociedade", destaca Viviane. As lutas feministas pelos direitos da mulher também terão espaço no evento.

Programação e inscrições - A programação conta com exposições fotográficas e de pôsteres, palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, exibição de curtas-metragens e apresentação teatral. No dia 6 de outubro, após o credenciamento às 16 horas, haverá a exposição fotográfica interativa "Devir-Mulher", da jornalista Tatiana Plens. Às 19h30, a docente Vanda Aparecida Silva, do DCHE, coordena a mesa-redonda "Das palavras não ditas e das coisas esquisitas: sociedade, gênero e homofobia". Já no dia 7 de outubro, às 16 horas, acontece a mostra "Sexualidade e gênero em curtas contemporâneos", com a exibição de curtas-metragens que se propõem a discutir a questão. No mesmo dia, às 19h30, a professora Neusa Mendes Gusmão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), profere a palestra "Tensões e conflitos na escola: a utopia das diferenças". Haverá, além disso, grupos de discussão de filmes e documentários e intervenções artísticas, poéticas e políticas. A programação completa pode ser conferida aqui.

Todas as atividades do 1° Simpósio de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual e 4ª Semana do Orgulho LGBT serão realizadas no edifício ATLab do Campus Sorocaba da UFSCar, localizado no km 110 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), estrada que liga Sorocaba à Salto de Pirapora. O evento é aberto a toda comunidade e interessados no tema, tendo como público-alvo estudantes, militantes de movimentos sociais, pesquisadores e professores da rede pública de ensino. Para inscrever-se como ouvinte, é preciso preencher o  formulário de inscrição. Também é possível, acessando o blog do evento, enviar pôsteres para exposição e submeter o resumo de trabalhos para apresentação oral. O prazo para submissão encerra-se no dia 26 de setembro, e todos os trabalhos deverão tratar de, pelo menos, um dos seguintes temas: Gênero, Sexualidade, Feminismos, Estudos LGBT, Estudos Queer e Diversidade Sexual. Será emitido certificado a todos os participantes.

O evento é uma atividade de extensão do DCHE e da Pós-Graduação em Educação (PPGEd), ambos do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar, em parceria com Conselho Regional de Psicologia (CRP-Sorocaba). É organizado pelo Grupo de Estudos sobre Feminismos, Sexualidade e Política, do DCHE, pelo Grupo Mandala e pela Liga Feminista do Campus Sorocaba da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas através do email simposioegds@gmail.com.
22/09/2014
13:00:00
10/10/2014
23:59:00
Lucas Montenegro
Não
Não
6752