Quarta sessão do CineOikos 2014 exibe longa-metragem sobre a trajetória da banda americana The Doors

Sorocaba
Projeto procura abordar música como forma de expressão cultural e política, analisando seus aspectos históricos e econômicos
No dia 26 de setembro, o projeto CineOikos, do Campus Sorocaba da UFSCar, realiza sua quarta sessão da agenda 2014 com a exibição do longa-metragem The Doors, que conta a trajetória da banda americana de mesmo nome, grupo chave na cena rock dos anos 60. A programação da mostra em 2014 ainda exibirá mais 13 filmes nacionais e estrangeiros que abordam a influencia do rock na sociedade. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

The Doors, filme lançado em 1991, mostra a ascensão e queda de seu líder e vocalista, Jim Morrison, pela visão do diretor Oliver Stone. Morrison, que foi encontrado morto numa banheira de um hotel em Paris aos 27 anos, é interpretado por Val Kilmer, numa atuação bastante elogiada na época. O longa narra o período auge da expressão "sexo, drogas e rock and roll" (anos 60) e o diretor transforma em imagens as viagens psicodélicas do rockstar. Meg Ryan faz Pamela Courson, namorada do cantor. Já com Patricia Kennealy (Kathleen Quinlan), uma jornalista mais velha, tem experiências sexuais não convencionais, como o sadomasoquismo. O filme também mostra os primeiros encontros de Morrison com Ray Manzareck (Kyle MacLachlan) e os primórdios do The Doors.

O CineOikos é uma iniciativa coordenada pelos professores Rodrigo Vilela Rodrigues e Alexandre Lopes Gomes, do Departamento de Economia (DEco) da UFSCar. O objetivo do ciclo é analisar aspectos históricos a partir de produções culturais que refletem a sociedade e aspectos políticos e econômicos do momento estudado. Em algumas disciplinas da grade do curso de Ciências Econômicas, por exemplo, a história é essencial para a compreensão e análise da adoção de políticas macroeconômicas, desenvolvimento econômico e seus impactos sociais como um todo. Os filmes que possuem como tema central o rock demonstram como esse estilo musical esteve presente nos costumes e atitudes da sociedade, principalmente nos anos 60. A seleção de filmes conta histórias que envolvem os The Beatles, Rolling Stones, The Who, Jimmy Hendrix e Pink Floyd, por exemplo. A filmografia também conta com a presença de artistas brasileiros como Mutantes, Tropicália, Raul Seixas e Dzi Croquettes.

A sessão acontece às 13 horas no auditório do edifício ATLab da UFSCar. O Campus Sorocaba fica na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Km 110, Bairro do Itinga. Mais informações podem ser obtidas na página do CineOikos no Facebook.
24/09/2014
13:00:00
26/09/2014
22:00:00
Wemerson Araujo
Não
Não
6757