UFSCar assina contrato com Ebserh para administração do Hospital Escola de São Carlos

São Carlos
O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Rubens Rebelatto – que é docente da Universidade e ex-Reitor da Instituição –, assinaram, no dia 14 de outubro, o contrato de adesão da Universidade à Ebserh, a partir do qual a Empresa – vinculada ao Ministério da Educação (MEC) – será a responsável pela gestão operacional do Hospital Escola de São Carlos. Estiveram presentes à cerimônia de assinatura do contrato o Diretor Técnico do Hospital Escola, Sérgio Luiz Brasileiro Lopes, e o Deputado Federal Newton Lima, também ex-Reitor da UFSCar, além de integrantes da equipe da Ebserh.

O processo de federalização do Hospital Escola iniciou-se formalmente em abril deste ano, com a lei municipal que autorizou a transferência do Hospital à UFSCar, consolidando-se em julho, com a aprovação, pela Câmara Municipal de São Carlos, da gestão compartilhada do Hospital durante o período de transição, com formação de um Conselho Gestor composto por representantes do Poder Executivo municipal, da Universidade, do Legislativo municipal e do Conselho Municipal de Saúde.

Nesta semana, representantes do Ministério da Saúde já haviam estado em São Carlos, para reunião sobre a conclusão do processo de prestação de contas, por parte da Prefeitura, referente aos recursos já investidos no Hospital, e estruturação do repasse do saldo financeiro à Universidade. Agora, com a assinatura do contrato entre a Universidade e a Ebserh, a Empresa poderá tomar as providências para realização do concurso público que selecionará 392 servidores para atuação no Hospital Escola, já autorizados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). "Hoje é um dia muito importante não apenas para o Hospital Escola, mas para a UFSCar e para todo o município de São Carlos. Felizmente temos conseguido cumprir com tranquilidade os passos necessários à transferência do Hospital à Universidade e, com o início formal da atuação da Ebserh, damos um dos passos mais importantes na concretização do projeto inicialmente previsto para o Hospital, cuja importância para a formação de profissionais de Saúde e para o atendimento à população de São Carlos e região é imensurável", comemora o Reitor da UFSCar. "Estamos todos muito felizes e com imensas e ótimas expectativas para o futuro", conclui.

Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, acompanhado do Presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, e do Deputado Federal Newton Lima, além de integrantes da equipe da Ebserh
17/10/2014
12:00:00
30/10/2014
17:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
6823