BCo promove décima primeira edição da Semana do Livro e da Biblioteca da UFSCar

São Carlos
Evento tem como objetivo incentivar a leitura e promover o livro e a biblioteca por meio de uma programação diversificada
Foto da frente do prédio da Biblioteca Comunitária em São CarlosDe 23 a 31 de outubro, a Biblioteca Comunitária (BCo) promove a XXI Semana do Livro e da Biblioteca da UFSCar. O evento tem como objetivo incentivar a leitura e promover o livro e a biblioteca por meio de uma programação diversificada e para diversos públicos.

Buscando inovar a programação do evento, a organização convidou, pela primeira vez, dois patronos para a Semana, o professor e escritor Wilson Alves-Bezerra, do Departamento de Letras (DL), e o jornalista Rodrigo Botelho-Francisco, da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Na programação está previsto o lançamento de livro e bate-papo sobre as produções de ambos. Com isso, a Biblioteca pretende valorizar e dar visibilidade à produção intelectual da comunidade científica interna da UFSCar.

Alvez-Bezerra lançou em 2014 o seu primeiro livro de contos, intitulado "Histórias zoófilas e outras atrocidades", publicado em co-edição entre a EdUFSCar e a editora Oitava Rima. A obra tem a zoofilia como tema central e extrapola definições tradicionais. O agir animalesco ou que se relaciona de alguma forma com – e como – os bichos, retratado como uma paixão, vai além do que a maioria pensa. As particularidades do tema são reveladas nas histórias contagiantes, com dramas, diálogos e pensamentos próprios.

Botelho-Francisco, por sua vez, participa como um dos autores do livro coletânea “E-infocomunicação: estratégias e aplicações”, lançado em 2014 pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) Escola do Futuro da USP e pela Editora Senac. Ele é responsável pelo capítulo "Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, Brasil", que apresenta as literacias emergentes de atores em rede como um conceito importante para a compreensão das relações entre Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como os estudos etnográficos para uma descrição densa do impacto desta revolução nas práticas cotidianas do ambiente escolar.

As sessões de bate-papo e autógrafos com os patronos sobre suas obras ocorrem nos dias 28 de outubro, com Botelho-Francisco, e 29 de outubro, com Alves-Bezerra, às 17 horas, no saguão da BCo. Na ocasião a EdUFSCar promove a venda dos livros.

Além dos lançamentos, a programação prevê a realização de exposição fotográfica, palestras, apresentação musical, teatro e visitas monitoradas. A abertura ocorre dia 23 de outubro com a sessão de contação de histórias para bebês "No meio do caminho tinha um livro", promovida em parceria com o Grupo Contágio, do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. A atividade ocorre entre 15h30 e 17 horas, na BCo. A programação completa pode ser conferida no site da BCo. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8275.
30/10/2014
13:00:00
31/10/2014
22:00:00
Rodrigo Botelho
Sim
Não
6857