Nelson Studart, professor do Departamento de Física da UFSCar, recebe título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Amazonas

São Carlos
No dia 20 de outubro, Nelson Studart Filho, Professor Sênior do Departamento de Física (DF) da UFSCar, foi homenageado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com o primeiro título de Professor Honoris Causa concedido pela Instituição.

Durante a solenidade de entrega do título, Studart Filho destacou, dentre outros aspectos de sua trajetória, a importância da cooperação entre a UFSCar e a UFAM no fortalecimento da pesquisa na área da Física. "Participei da criação e fui o primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSCar. Já naquela época, constatei quão grandes são os desafios de fundar novos programas de pós-graduação em centros de pesquisa em desenvolvimento. No final de 1992, foi assinado um convênio que consistia, em resumo, no credenciamento de membros doutores do Departamento de Física da UFAM no programa da UFSCar. Esses professores ministrariam disciplinas e orientariam dissertações de alunos em Manaus, evitando o difícil deslocamento de estudantes amazonenses para outros centros de pesquisa. Em 1998, um programa autônomo de Mestrado em Física foi criado, oficialmente, pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFAM. Ministrei aqui, assim como colegas de São Carlos, algumas disciplinas oferecidas no período intensivo de verão, e participei de bancas de qualificação e defesa de dissertações atestando a qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos. Vários mestres titulados na vigência do convênio prosseguiram seus estudos no nível de doutorado e, segundo me consta, todos retornaram a Manaus e, atualmente, são professores e orientadores do programa de pós-graduação da UFAM. Ao longo desses anos, acompanhei o extraordinário crescimento da pós-graduação stricto sensu na UFAM. É na pós-graduação das boas instituições que é desenvolvida a maior parte da pesquisa brasileira. Estou certo de que esses cursos produzem pesquisa relevante para o desenvolvimento da região amazônica e contribuem de modo significativo à formação de recursos humanos altamente qualificados", declarou.

"Foi com muita satisfação que recebemos a notícia do título concedido ao professor Nelson Studart, que tantas contribuições deu ao ensino, à pesquisa e à extensão, e não apenas da UFSCar. A preocupação e os esforços que vão desde o ensino das ciências na Educação Básica até a pesquisa de ponta são características marcantes na sua trajetória, e essa homenagem faz jus a esse trabalho. Cumprimento a UFAM pela iniciativa e, muito especialmente, parabenizo o professor Nelson Studart por mais este reconhecimento, tão significativo, de sua trajetória acadêmica", registra o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.

Trajetória
Nelson Studart Filho graduou-se em Física na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1972, concluiu o mestrado na Universidade de Brasília (UnB) em 1974 e o doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em 1979. Entre os anos de 1980 e 1982, cumpriu estágio de pós-doutorado na Universidade de Harvard (EUA).

Na área da Física, realiza pesquisas em Física da Matéria Condensada, com ênfase no estudo das propriedades ópticas e de transporte de sistemas eletrônicos em nanoestruturas semicondutoras e em elétrons superficiais sobre substratos criogênicos. Coordena o Grupo Teórico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanodispositivos Semicondutores e participa do seu Comitê Gestor. Na área de Ensino de Ciências, estuda as novas tecnologias mediadas por computador e o desenvolvimento e avaliação de currículos de ciências e de materiais instrucionais. A carreira de Studart Filho é marcada também por sua atuação na área de divulgação científica, sendo fundador/editor do Portal PION de Divulgação e Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Foi também editor da Revista Brasileira de Ensino de Física e fundador/editor da revista A Física na Escola.

Atualmente, é Professor Sênior da UFSCar e Professor Visitante Nacional Sênior da Universidade Federal do ABC (UFABC).
23/10/2014
10:00:00
23/11/2014
18:00:00
Mariana Pezzo
Sim
Não
6858