Fórum na UFSCar aborda a carreira dos jogadores de futebol

São Carlos
No dia 6 de novembro, o Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar promove o II Fórum de Pedagogia do Futebol. Nesta edição, o encontro aborda a carreira dos jogadores de futebol. Está prevista a realização de mesas-redondas sobre futebol de rua e direitos sociais; formação de futebolistas e atuação profissional; e aposentadoria e reconversão na carreira futebolística.

Osmar De Souza Junior, docente do DEFMH e organizador do evento, afirma que são muitos os fatores que podem ser apontados em relação à relevância de se abordar o futebol em um evento como este. “Eu gostaria de destacar a importância para revelar o lado B da carreira dos jogadores de futebol, mostrando que o modelo veiculado principalmente pelos meios de comunicação e que impera no imaginário coletivo, que sustenta a ideia do 'jogador pop star', não pode ser tomado como regra", enfatiza o professor.

O docente explica que no geral as carreiras dos jogadores são repletas de percalços, como a incerteza de sua concretização, sua brevidade, o auge precoce, o trabalho em temporadas curtas, os baixos salários, dentre outros. “Em um país no qual o sonho de uma grande parcela dos jovens do sexo masculino passa por ingressar em uma profissão com esse cenário, é preciso estabelecer fóruns desse tipo para que formadores de opinião como professores, por exemplo, ajudem a alicerçar projetos de vida sustentáveis por parte desses jovens”, afirma Osmar.

Além da temática central, a mesa de abertura trata a metodologia que usa o futebol como ferramenta de inclusão social, voltada principalmente para o protagonismo de jovens de baixa renda, denominada de futebol de rua. O futebol de rua consiste em uma dinâmica do jogo de futebol em três tempos: no primeiro tempo o grupo de participantes se reúne para discutir e construir regras próprias para o jogo; no segundo tempo jogam conforme as regras acordadas, com a peculiaridade de não haver árbitro; e no terceiro tempo realizam debate para decidir que venceu a partida, pois na verdade os pontos (gols) acumulados no segundo tempo são apenas parte do resultado final, que deve levar em consideração uma pontuação atribuída para valores como respeito às regras acordadas, cooperação dentro de cada equipe e solidariedade com a equipe adversária. Todo esse processo é conduzido por um mediador que facilita a argumentação dos participantes da partida, tentando auxiliar na organização do debate e da avaliação das informações compartilhadas. A mesa acontece das 17 às 18h30.

A segunda mesa, sobre formação de futebolistas e atuação profissional, que ocorre das 18 às 19h30, aborda todo o processo de seleção de jogadores para as categorias de base e os métodos de treinamento e preparação envolvidos no processo de formação dos jogadores nessas categorias. A última mesa, sobre a carreira profissional e a aposentadoria e reconversão, acontece das 21 às 22h30 e conta com a presença dos ex-jogadores Sangaletti, Edu e a ex-jogadora Mônica. Serão tratados o desenvolvimento de suas carreiras e como as mesmas foram se articulando com seus projetos de vida e sobre como se prepararam para parar de jogar e de que forma conseguiram reconverter todo o processo de formação profissional que construíram no futebol para outra esfera do mercado de trabalho.

Os interessados em participar do Fórum, que é gratuito, devem se inscrever pelo email joaocelestini@gmail.com ou na página do evento no Facebook. Haverá certificados para os inscritos que participarem de todo o evento. As atividades do Fórum acontecem no Auditório 1 da Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações pelo email osmar@ufscar.br.
05/11/2014
13:00:00
06/11/2014
22:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
6892