Simpósio sobre educação científica acontece na UFSCar entre os dias 10 e 12 de novembro
São Carlos
Simpósio é organizado por projeto de extensão do Departamento de Metodologia de Ensino e conta com professor convidado dos Estados Unidos
Entre os dias 10 e 12 de novembro acontece o simpósio "Processos Investigativos na Educação Científica Escolar", organizado pelo projeto de extensão "Diálogos Interdisciplinares na Educação em Ciências" e coordenado pela professora Carolina Souza, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da UFSCar.
O simpósio conta com o minicurso "Curiosidade e processo didático de investigação na Educação em Ciências: contribuições da gnosiologia de Paulo Freire", ministrado pelo professor Marcos Pires Leodoro, do DME, nos dias 10 e 12/11, às 14 horas, que irá avaliar propostas didáticas de investigação na Educação em Ciências a partir de Paulo Freire. Além do minicurso, haverá a palestra "Aperfeiçoamento da prática profissional" no dia 10/11, e "Ensino de Ciências baseado em investigação" no dia 12/11, ambas às 19 horas, ministradas pelo professor convidado Carl J. Wenning, da Illinois State University, dos Estados Unidos, e apresentação de painel com os professores Josimeire Meneses Julio e Dácio Rodney Hartwig no dia 11/11, às 14 horas.
A primeira palestra apresenta um resumo recente das pesquisas de Educação em Física nos Estados Unidos, abordando a importância da compreensão conceitual, as práticas de resolução de problemas, o desenvolvimento curricular e prática educacional, avaliação, ensinamentos da psicologia cognitiva e atitudes e crenças que dizem respeito ao ensino e à aprendizagem. A segunda palestra apresenta o Modelo de Níveis de Investigação para o Ensino de Física, que inclui aprendizagem por descoberta, demonstrações interativas, aulas investigativas, investigações laboratoriais, aplicações ao mundo real e explicações hipotéticas.
Para participar do simpósio é necessário enviar um email para seminarioinvestigacaonaescola@gmail.com, contendo nome e instituição a qual pertence, sem necessidade de pagamento de taxas. Os locais dos eventos e mais informações pelo site.
O simpósio conta com o minicurso "Curiosidade e processo didático de investigação na Educação em Ciências: contribuições da gnosiologia de Paulo Freire", ministrado pelo professor Marcos Pires Leodoro, do DME, nos dias 10 e 12/11, às 14 horas, que irá avaliar propostas didáticas de investigação na Educação em Ciências a partir de Paulo Freire. Além do minicurso, haverá a palestra "Aperfeiçoamento da prática profissional" no dia 10/11, e "Ensino de Ciências baseado em investigação" no dia 12/11, ambas às 19 horas, ministradas pelo professor convidado Carl J. Wenning, da Illinois State University, dos Estados Unidos, e apresentação de painel com os professores Josimeire Meneses Julio e Dácio Rodney Hartwig no dia 11/11, às 14 horas.
A primeira palestra apresenta um resumo recente das pesquisas de Educação em Física nos Estados Unidos, abordando a importância da compreensão conceitual, as práticas de resolução de problemas, o desenvolvimento curricular e prática educacional, avaliação, ensinamentos da psicologia cognitiva e atitudes e crenças que dizem respeito ao ensino e à aprendizagem. A segunda palestra apresenta o Modelo de Níveis de Investigação para o Ensino de Física, que inclui aprendizagem por descoberta, demonstrações interativas, aulas investigativas, investigações laboratoriais, aplicações ao mundo real e explicações hipotéticas.
Para participar do simpósio é necessário enviar um email para seminarioinvestigacaonaescola@gmail.com, contendo nome e instituição a qual pertence, sem necessidade de pagamento de taxas. Os locais dos eventos e mais informações pelo site.
06/11/2014
13:00:00
12/11/2014
18:00:00
Cecília Mazetto
Não
Não
6897