Inscrições no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas estão abertas até 17/11

São Carlos
As inscrições no curso de mestrado 2015 do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PIPGCF) UFSCar/Unesp estão abertas até o dia 17 de novembro. Podem se inscrever candidatos de diferentes áreas do conhecimento que desejam desenvolver pesquisa em temas relacionados às Ciências Fisiológicas. Os interessados podem se inscrever pessoalmente na secretaria do curso, localizada no Edifício Central do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na área Norte do Campus São Carlos, ou enviando pelos Correios a documentação especificada no Edital.

A inscrição deve ser feita em apenas uma das oito linhas de pesquisa: Biologia Celular e Molecular; Função Cárdio-Respiratória e Equilíbrio Hidro-Salino: evolução e adaptação; Respostas fisiológicas e bioquímicas a estressores ambientais e adaptações ao meio ambiente; Equilíbrio hidro-salino/Função cárdio-respiratória: controle neural e endócrino; Fisiologia do exercício; Bases neurais do comportamento animal; Fisiopatologia (diabetes;osteoporose; plasticidade muscular); e Biofísica (colaboração).

O processo seletivo é composto de prova escrita de conhecimentos em Ciências Fisiológicas, análise e arguição de projeto de pesquisa e análise de currículo. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.pipgcf.ufscar.br, pelo email ppgcf@power.ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8328.

Sobre o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas

O PIPGCF iniciou em agosto de 2009 com a característica interinstitucional de Associação Ampla entre Instituições de Ensino Superior (IES). O Programa constitui uma derivação recente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF), criado no CCBS da UFSCar em dezembro de 1992. A colaboração da Unesp teve início com participação pontual de docentes externos de Araraquara na década de 1990, seguida pelo convênio induzido pela Capes em julho 2001. Essa indução feita pela Capes foi um indicativo importante de que as duas IES estavam no caminho certo para sustentar um Programa de modo sinérgico, com força maior do que atuando isoladamente. O convênio previsto para cinco anos, com possibilidade de renovação, confirmou a força do Programa e serviu de estímulo para que a UNESP propusesse um envolvimento maior com a gestão do mesmo. Essa proposta foi bem recebida pelo PPGCF e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da UFSCar, resultando na criação do PIPGCF.
06/11/2014
13:00:00
18/11/2014
0:01:00
Mariana Ignatios
Não
Não
6898