Docentes do CCA participam de publicação comemorativa dos 41 anos da Embrapa

Araras, São Carlos
A obra esclarece estratégias de minimização e controle de impactos ambientais associados ao uso da vinhaça por fertirrigação
Docentes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, Marcio Roberto Soares e José Carlos Casagrande, do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental (DRNPA), são autores do capítulo “Uso da vinhaça da cana-de-açúcar como fertilizante: eficiência agronômica e impactos ambientais”, que integra o segundo volume da publicação "Gestão Ambiental na Agropecuária", da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). O material é uma das cinco novas publicações da empresa que integram o conjunto das novidades editoriais lançadas em 2014, na semana do 41º aniversário da instituição. 

O CCA mantém a tradição de pesquisa herdada do IAA-Planasulcar (Instituto do Açúcar e do Álcool), que em meados da década de 1970 foi pioneiro nos estudos sobre os efeitos da aplicação da vinhaça no solo como fertilizante para cana-de-açúcar. A proporção de 12 litros de vinhaça para cada litro de etanol produzido é bastante representativa da atual tecnologia empregada pelas usinas. Dessa forma, estima-se que foram produzidos cerca de 287 bilhões de litros de vinhaça, a partir da cana-de-açúcar do ano-safra 2012/2013 que foi destinada à produção de etanol.

Ao longo da história da produção de cana-de-açúcar no Brasil, a vinhaça passou da condição de resíduo para subproduto, sendo hoje uma tecnologia importante para o setor sucroenergético.

O capítulo descreve o processo de geração da vinhaça e detalha suas características físico-químicas, importantes para a disposição adequada no solo de modo a aproveitar seu potencial como fonte alternativa de nutrientes vegetais, sem impactar o ambiente. É abordada a eficiência agronômica da aplicação da vinhaça por fertirrigação em culturas agrícolas, com ênfase na produtividade e nos indicadores da qualidade tecnológica da cana-de-açúcar.
Um dos objetivos principais da Embrapa é a difusão de pesquisas com compromisso socioambiental e a geração de tecnologias para o campo com a adoção de práticas e processos de produção sustentáveis. 

A publicação Gestão Ambiental na Agropecuária é resultado da parceria entre a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), a Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF). 

Um exemplar está à disposição da comunidade do CCA na Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias (BSCA).
07/11/2014
13:00:00
03/12/2014
18:00:00
Mariana Peretti
Não
Não
6906