Ludo Educativo lança jogo que auxilia no estudo para vestibular
São Carlos
Antecedendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que oferece ingresso para as universidades federais e ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, e as primeiras fases dos vestibulares que dão acesso à universidades como USP, Unicamp e Unesp, o grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo lança o Ludo Bioquímica, game que tem como objetivo auxiliar o estudo de quem está prestando vestibular. O jogo tem assuntos relacionados à área de biologia e química, a partir da matriz curricular presente nas escolas de ensino médio e geralmente cobrada nos vestibulares.
No jogo, o estudante possui mais de 150 questões para testar seus conhecimentos em Bioquímica, ganhando dois pontos se acertar a pergunta ou um se errar alguma. A pontuação é enviada ao site do jogo e fica disponível para comparar os melhores desempenhos do dia, da semana ou o melhor de todos. O game conta também com três modos diferentes: tempo, número de questões ou ilimitado. No modo tempo, o jogador possui dois minutos para responder o máximo de perguntas possíveis. No modo de número de questões, é preciso responder 20 questões para finalizar a pontuação. No ilimitado, é possível praticar o quanto quiser.
O jogo foi desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Unesp, USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
O jogo é uma versão do Ludo Simulado, que também é voltado à preparação para o vestibular e já teve, desde o seu lançamento, 21 mil instalações e atualmente conta com 4,7 mil usuários ativos. O coordenador de desenvolvimento do Ludo Educativo Gabriel Lima explica que o maior número de instalações do jogo ocorre justamente às vésperas dos vestibulares. Através da fórmula desafio-recompensa tão comum em jogos, sejam eles digitais ou não, o Ludo Bioquímica mantém um constante estímulo ao aluno, oferecendo a ele recompensas imediatas por suas respostas corretas e minimizando ao máximo o retorno negativo em suas respostas erradas.
A professora Elisabeth Pizoni, da Unesp de Araraquara, responsável por produzir o conteúdo e a metodologia do jogo, explica que as perguntas foram elaboradas para o aluno construir mentalmente todos os tópicos da disciplina de Bioquímica. A Bioquímica deve ser estudada profundamente, pois está presente em todos os sistemas vivos, desde pequenas organelas até sistemas mais complexos como o corpo humano e seu funcionamento, disse.
Pizoni explica que por essa matéria ser muito abstrata e algumas vezes descontextualizada, o grupo Ludo Educativo optou por uma ferramenta pedagógica que ajude os professores a transmitir o conteúdo de uma maneira agradável e atraente aos alunos. Os professores também podem usar o Ludo Bioquímica para verificar as dificuldades dos alunos e recapitular com eles os itens necessários. No jogo também há um banco de dados para o aluno pedir ajuda e consultar caso não se lembre ou não saiba a resposta certa.
O Ludo Educativo é um projeto que tem o objetivo de oferecer à comunidade estudantil uma ferramenta de aprendizagem aliada ao divertimento. Neste momento em que os estudantes estão preparando-se para o vestibular, podem testar seus conhecimentos em diferentes disciplinas, comenta o professor Elson Longo, coordenador do CDMF.
O jogo Ludo Bioquímica está disponível para download em dispositivos móveis com sistema Android no endereço http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/ludo-bioquimica. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8214.
No jogo, o estudante possui mais de 150 questões para testar seus conhecimentos em Bioquímica, ganhando dois pontos se acertar a pergunta ou um se errar alguma. A pontuação é enviada ao site do jogo e fica disponível para comparar os melhores desempenhos do dia, da semana ou o melhor de todos. O game conta também com três modos diferentes: tempo, número de questões ou ilimitado. No modo tempo, o jogador possui dois minutos para responder o máximo de perguntas possíveis. No modo de número de questões, é preciso responder 20 questões para finalizar a pontuação. No ilimitado, é possível praticar o quanto quiser.
O jogo foi desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Unesp, USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
O jogo é uma versão do Ludo Simulado, que também é voltado à preparação para o vestibular e já teve, desde o seu lançamento, 21 mil instalações e atualmente conta com 4,7 mil usuários ativos. O coordenador de desenvolvimento do Ludo Educativo Gabriel Lima explica que o maior número de instalações do jogo ocorre justamente às vésperas dos vestibulares. Através da fórmula desafio-recompensa tão comum em jogos, sejam eles digitais ou não, o Ludo Bioquímica mantém um constante estímulo ao aluno, oferecendo a ele recompensas imediatas por suas respostas corretas e minimizando ao máximo o retorno negativo em suas respostas erradas.
A professora Elisabeth Pizoni, da Unesp de Araraquara, responsável por produzir o conteúdo e a metodologia do jogo, explica que as perguntas foram elaboradas para o aluno construir mentalmente todos os tópicos da disciplina de Bioquímica. A Bioquímica deve ser estudada profundamente, pois está presente em todos os sistemas vivos, desde pequenas organelas até sistemas mais complexos como o corpo humano e seu funcionamento, disse.
Pizoni explica que por essa matéria ser muito abstrata e algumas vezes descontextualizada, o grupo Ludo Educativo optou por uma ferramenta pedagógica que ajude os professores a transmitir o conteúdo de uma maneira agradável e atraente aos alunos. Os professores também podem usar o Ludo Bioquímica para verificar as dificuldades dos alunos e recapitular com eles os itens necessários. No jogo também há um banco de dados para o aluno pedir ajuda e consultar caso não se lembre ou não saiba a resposta certa.
O Ludo Educativo é um projeto que tem o objetivo de oferecer à comunidade estudantil uma ferramenta de aprendizagem aliada ao divertimento. Neste momento em que os estudantes estão preparando-se para o vestibular, podem testar seus conhecimentos em diferentes disciplinas, comenta o professor Elson Longo, coordenador do CDMF.
O jogo Ludo Bioquímica está disponível para download em dispositivos móveis com sistema Android no endereço http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/ludo-bioquimica. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8214.
07/11/2014
17:00:00
08/12/2014
10:00:00
Eduardo Sotto Mayor
Não
Não
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