Campus Sorocaba da UFSCar disponibiliza ponto de coleta para resíduos eletroeletrônicos

Sorocaba
Teve início no dia 17 de novembro a campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos no Campus Sorocaba da UFSCar. A iniciativa é dos estudantes e professores do curso de Engenharia de Produção, em parceria com o Centro de Inovação em Tecnologia Sustentável para Eletroeletrônicos (Sinctronics) de Sorocaba, e apoiará etapas de trabalhos de pesquisa, de iniciação científica e mestrado desenvolvidos no Campus. 

O objetivo da campanha é fazer com que as pessoas destinem de forma adequada seus produtos eletroeletrônicos obsoletos e também separar, desmontar e reaproveitar posteriormente alguns componentes, reinserindo-os na cadeia produtiva. Estão sendo recolhidos eletroeletrônicos sem uso, com defeito, quebrados, ou que o usuário não tenha mais interesse em sua utilização, como monitores, CPU's, vídeos cassetes, celulares, mouses, teclados, cabos, pilhas e baterias, dentre outros. Os organizadores aconselham que antes do descarte seja feita a remoção de dados e informações que possam ser sigilosos e que respondam a um questionário curto que está disponível no ponto de coleta. O serviço pode ser utilizado por toda a comunidade da região.  

Uma das organizadoras da iniciativa, a professora Virgínia Moris, do Departamento de Engenharia de Produção Sorocaba (DEPS), afirma que a ideia também é estudar o ciclo de vida desses resíduos eletroeletrônicos."O trabalho envolve a análise do ciclo de vida do processo de reciclagem dos resíduos que serão provenientes de várias fontes e uma delas são os pontos de coleta". Existe ainda a possibilidade de desenvolvimento e construção de um futuro ponto de coleta baseado nos resultados obtidos com esse ponto de coleta já disponível na UFSCar.

O ponto de coleta de resíduos eletroeletrônicos está localizado no edifício de Gestão Acadêmica, próximo à Seção de Controle Acadêmico (SeCA-Sor), antiga DiCA.
21/11/2014
13:00:00
10/12/2014
22:00:00
Wemerson Araujo
Não
Não
6973